Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35650
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_FelipeGuimaraesCampos_tcc.pdf556,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A criação de um código de defesa do pagador de impostos : um componente necessário da reforma tributária e o paradigma do cooperative-compliance na relação entre contribuinte e fisco
Autor(es): Campos, Felipe Guimarães
Orientador(es): Borges, Antônio de Moura
Assunto: Contribuições (Direito tributário)
Direito tributário
Brasil
Dívida ativa tributária
Data de apresentação: 10-Jul-2023
Data de publicação: 29-Ago-2023
Referência: CAMPOS, Felipe Guimarães. A criação de um código de defesa do pagador de impostos: um componente necessário da reforma tributária e o paradigma do cooperative-compliance na relação entre contribuinte e fisco. 2023. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho aborda a atual e conflituosa relação entre o contribuinte e o Fisco, as evidências disponíveis sobre a cobrança administrativa e judicial do crédito tributário da Fazenda Pública, a falta da prestações de informações para ambas as partes, a carência de boafé na relação e a necessidade de se adotar uma relação cooperativa entre o Estado e o pagador de imposto. Serão abordadas, como paradigmas, para o estabelecimento dessa relação, a transação tributária, o Projeto de Lei Complementar nº 17, de 2022, já aprovado pelo Senado Federal, e o programa CONFIA, do Estado de São Paulo, bem como as evidências disponíveis sobre o Direito Tributário brasileiro, a cobrança judicial da Dívida Ativa pelos entes públicos, a dificuldade dessa cobrança. Por fim, será demonstrado que a relação de cooperativecompliance é mais exitosa para a recuperação desses créditos.
Abstract: This work addresses the current and conflicting relationship between the taxpayer and the Treasury, such as available evidence on the administrative and judicial collection of the tax credit from the Public Treasury, the lack of information provision for both parties, the lack of good faith in the relationship and the need to adopt a cooperative relationship between the State and the tax payer. As paradigms for establishing this relationship, taxation will be addressed, Complementary Bill No. 17, of 2022, already approved by the Federal Senate, and the CONFIA program, of the State of São Paulo, as well as the available vouchers on the Brazilian Tax Law, the judicial collection of the Active Debt by public entities, the difficulty of this collection. Finally, it will be demonstrated that the cooperative compliance relationship is more successful for the recovery of this credit.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.