Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/348
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_FabianaMariaSouza.pdf86,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Controle de produção de resíduos em uma unidade de alimentação e nutrição de um hotel de grande porte : a importância da atuação dos nutricionistas no processo
Autor(es): Souza, Fabiana Maria de
Orientador(es): Ginani, Verônica Cortez
Assunto: Alimentação
Ficha técnica de preparação de alimentos
Desperdício de alimentos
Alimentos - consumo
Nutricionistas
Data de apresentação: 20-Ago-2008
Data de publicação: 6-Jul-2009
Referência: SOUZA, Fabiana Maria de. Controle de produção de resíduos em uma unidade de alimentação e nutrição de um hotel de grande porte: a importância da atuação dos nutricionistas no processo. 2008. 19 f. Monografia (Especialização em Gastronomia e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Em todas as Unidades de Alimentação e Nutrição, os custos devem ser acompanhados e administrados. A análise dos custos auxilia o nutricionista no planejamento, execução de cardápios e gerenciamento. Objetivo: Analisar o custo da mercadoria vendida (CMV) antes e após a implantação das Fichas Técnicas de Preparação (FTP) em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) de um Hotel de grande porte localizado em Brasília – DF, como ferramenta para o controle de desperdício e redução dos custos. Metodologia: A pesquisa foi estudo de caso de intervenção,aplicação da FTP e modificação das porções, realizou-se no período de maio e julho de 2008, durante três dias de execução do Buffet A modalidade e atendimento é Buffet Self Service, servido para 100 pessoas em cada dia. Analisou-se o desperdício comparando-se a sobra limpa, antes e após a implantação da FTP, contendo informações como peso bruto, peso líquido, per capita, fator de correção, fator de cocção, porção, rendimento e custo por porção. Resultados: Foram analisadas as sobras das refeições oferecidas em dias diferentes com o mesmo cardápio. Calculou-se o custo da mercadoria vendida antes da implantação da ficha técnica de preparo totalizando 24,8% de custo e após a aplicação totalizando 15, 6 % de custo. Conclusão: Os resultados demonstram que o profissional de nutrição quando cônscio de suas atribuições pode reduzir o desperdício e os custos com a elaboração e implantação das FTP’s, confirmando sua responsabilidade não somente com o sucesso do empreendimento relativo aos aspectos financeiros, mas considerando-se questões ambientais.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.08.TCC.348
Aparece na Coleção:Gastronomia e Saúde



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.