Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30278
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_VitorModestoCesarLeal_tcc.pdf532,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desempenho em natação : treinamento no clube versus na escola
Autor(es): Leal, Vitor Modesto Cesar
Orientador(es): Santos, Karini Borges dos
Assunto: Natação
Natação para crianças
Treinamento
Ludicidade
Competição no esporte
Data de apresentação: 29-Out-2021
Data de publicação: 30-Mar-2022
Referência: LEAL, Vitor Modesto Cesar. Desempenho em natação : treinamento no clube versus na escola. 2021. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura teve como objetivo analisar os resultados de duas competições de nado por duas equipes com atletas infantis e juvenis, sendo uma equipe com treinamento tradicional em clube e uma com treinamento na escola, na qual o lúdico se faz constantemente presente. Foi realizado uma entrevista com os treinadores a fim de verificar se as metodologias utilizadas eram compatíveis com a suposição da pesquisa, isto é, no clube de forma mais tradicional e na escola com caráter mais lúdico. Os resultados de tempo de duas competições realizadas no segundo semestre de 2019 foram utilizados para comparar descritivamente sobre qual equipe teve o melhor desempenho, qual teve melhor progresso entre competições e se o lúdico conseguiu ser capaz de suprir a necessidade que um treinamento de velocidade necessita para uma melhora nos tempos e gerar bons resultados. A média de tempo da equipe que treina no ambiente escolar para a primeira competição foi de 30.07 e obteve uma melhora de 0.07 para a segunda disputa, já os atletas que treinam no clube apresentaram média de 31.21 e melhora de 0.12 entre competições. Os resultados demonstram que a equipe que treina no clube teve uma redução média ligeiramente maior entre as competições, mas quando analisado o desempenho de cada competição, observa-se que o tempo dos nadadores do colégio são um pouco mais baixos em relação aos que treinam no clube. Assim parece ser atrativo a utilização do lúdico mesmo para o nível competitivo, uma vez que propicia bons resultados, além de contribuir para motivação do atleta, o que pode ser um fator importante para prolongar a permanência do mesmo no esporte.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.