Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28998
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_HugoMarmoriDeMorais_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)3,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo numérico do processo de captura de um ferrofluido em uma junção T
Autor(es): Morais, Hugo Marmori de
Orientador(es): Rosa, Adriano Possebon
Assunto: Ferrofluidos
Fluidos magnéticos
Viscosidade
Data de apresentação: 14-Dez-2020
Data de publicação: 21-Out-2021
Referência: MORAIS, Hugo Marmori de. Estudo numérico do processo de captura de um ferrofluido em uma junção T. 2020. 138 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho consiste na simulação do escoamento de um ferrofluido em um tubo T. O objetivo é observar a capacidade de modificar as vazões de saída por meio de um campo magnético. Para isso foi desenvolvido um programa para solucionar o problema de forma numérica por meio do método de projeção de segunda ordem. Foram simulados escoamentos variando o número de Reynolds para fluidos Newtonianos e para ferrofluidos, variou-se o número de Reynolds, o número Magnético e o tipo de campo aplicado. Os resultados mostram que é possível modificar a vazão e até impedir o escoamento do fluido pelos braços. Quanto maior o número magnético, maior a tendência do fluido em seguir a direção do campo. Apesar da simplicidade em modificar a vazão, evitar a formação de vórtices relacionados aos descolamento do fluido devido à inércia, mostrou-se uma tarefa mais árdua.
Abstract: This work consists of simulating the flow of a ferrofluid in a T-tube. The objective is to observe the ability to modify the outflow rates through a magnetic field. A program was developed to solve the problem numerically using the second-order projection method. Flows were simulated varying the Reynolds number for Newtonian fluids. For ferrofluids, the Reynolds number, the Magnetic number, and the type of field applied were varied. The results show that it is possible to modify the flow and even prevent the flow of fluid through the arms. The greater the magnetic number, the greater the tendency of the fluid to follow the direction of the field. Despite the simplicity in modifying the flow, avoiding the formation of vortexes related to fluid detachment due to inertia, it proved to be a more arduous task
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.