Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2879
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_GeraldoPietragallaFilho.pdf626,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Processos de accountability no setor público : o portal da transparência do governo do Distrito Federal
Autor(es): Pietragalla Filho, Geraldo
Orientador(es): Vargas, Eduardo Raupp de
Assunto: Portal da Transparência
Inclusão digital
Data de apresentação: 4-Dez-2010
Data de publicação: 13-Fev-2012
Referência: PIETRAGALLA FILHO, Geraldo. Processos de accountability no setor público: o portal da transparência do governo do Distrito Federal. 2010. 97 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Procurou-se neste trabalho verificar a correta utilização dos conceitos de accountability e transparência nos portais do governo brasileiro. Confrontou-se a visão acadêmica desses conceitos com aqueles aplicados no dia a dia pelos gestores para, a partir daí, verificar se o Portal de Transparência da Secretaria de Fazenda do Governo do Distrito Federal está cumprindo seu papel como instrumento de accountability e veiculando as informações de forma transparente. O trabalho, realizado na forma de um estudo de caso, fez uso de entrevistas semiestruturadas realizadas in vivo e estruturada in vitro. Constatou-se que na prática existe uma sobreposição dos conceitos de accountability e transparência, ou seja, o dever de prestar contas (accountability) é visto como transparência, e esta toma a forma de um objetivo a ser alcançado a médio prazo por meio de um projeto chamado Linguagem Popular. Em razão das dificuldades técnicas encontradas pelos gestores do portal na área de tecnologia da informação (TI), tanto o módulo Linguagem Popular quanto as iniciativas visando ampliar a quantidade de acessos ao portal, inclusive por pessoas portadoras de necessidades especiais, ainda não possuem prazo para implantação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.2879
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons