Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2807
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_AdãoMartinsOliveira.pdf772,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação ambiental : construindo valores : aplicação na Fundação Bradesco unidade Ceilândia - DF
Autor(es): Oliveira, Adão Martins de
Orientador(es): Oliveira, Marta Eliza de
Assunto: Educação ambiental
Gestão ambiental
Sustentabilidade
Fundação BRADESCO
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 6-Fev-2012
Referência: OLIVEIRA, Adão Martins de. Educação ambiental: construindo valores: aplicação na Fundação Bradesco unidade Ceilândia DF. 2010. 63 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília. 2010.
Resumo: Buscando potencializar, no ambiente educacional, as dimensões da Educação Ambiental, o objetivo geral deste trabalho foi apresentar uma análise descritiva quanto aos procedimentos e instrumentos mencionados nas obras literárias e trabalhos científicos publicados e nos projetos e práticas efetivadas pela Fundação Bradesco – Unidade Ceilândia – DF, entre o que se espera da Educação Ambiental (finalidade), seu significado, e como ele é traduzido em ações (práticas). O trabalho foi norteado com o propósito de salientar as carências percebidas na área de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social e Corporativa com ênfase na Educação Ambiental, as quais foram tratadas por meio de levantamentos bibliográficos, de entrevista e de pesquisa de campo junto à escola Fundação Bradesco – Unidade Ceilândia DF. A investigação privilegiou os princípios da pesquisa qualitativa que parte do pressuposto da investigação de atitudes, valores, percepções e motivações do público pesquisado. Dentro das propostas desenvolvidas pela instituição, no tocante à Educação Ambiental, verificou-se a efetividade de trabalhos intra e extraclasse ou, pela nomenclatura própria “estudo do meio”, sendo várias as atividades trabalhadas para que os alunos percebam os atos praticados de agressão à natureza e de degradação do meio ambiente. Através da literatura publicada verificou-se que diversas experiências, principalmente nas instituições educacionais, mostram ser possível viabilizar ações pautadas pela adoção dos princípios de sustentabilidade ambiental conjugada a resultados na esfera do desenvolvimento econômico e social. Saliento que não existe uma “receita pronta” para se fazer Educação Ambiental. Propostas pedagógicas inovadoras, políticas eficientes, ações efetivas e envolvimento da sociedade são fatores que devem ser considerados para superar, ou minimizar, os sérios problemas hoje verificados de agressão ao meio ambiente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.2807
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons