Resumo: | Buscando potencializar, no ambiente educacional, as dimensões da Educação Ambiental, o objetivo geral deste trabalho foi apresentar uma análise descritiva quanto aos procedimentos e instrumentos mencionados nas obras literárias e trabalhos científicos publicados e nos projetos e práticas efetivadas pela Fundação Bradesco – Unidade Ceilândia – DF, entre o que se espera da Educação Ambiental (finalidade), seu significado, e como ele é traduzido em ações (práticas). O trabalho foi norteado com o propósito de salientar as carências percebidas na área de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social e Corporativa com ênfase na Educação Ambiental, as quais foram tratadas por meio de levantamentos bibliográficos, de entrevista e de pesquisa de campo junto à escola Fundação Bradesco – Unidade Ceilândia DF. A investigação privilegiou os princípios da pesquisa qualitativa que parte do pressuposto da investigação de atitudes, valores, percepções e motivações do público pesquisado. Dentro das propostas desenvolvidas pela instituição, no tocante à Educação Ambiental, verificou-se a efetividade de trabalhos intra e extraclasse ou, pela nomenclatura própria “estudo do meio”, sendo várias as atividades trabalhadas para que os alunos percebam os atos praticados de agressão à natureza e de degradação do meio ambiente. Através da literatura publicada verificou-se que diversas experiências, principalmente nas instituições educacionais, mostram ser possível viabilizar ações pautadas pela adoção dos princípios de sustentabilidade ambiental conjugada a resultados na esfera do desenvolvimento econômico e social. Saliento que não existe uma “receita pronta” para se fazer Educação Ambiental. Propostas pedagógicas inovadoras, políticas eficientes, ações efetivas e envolvimento da sociedade são fatores que devem ser considerados para superar, ou minimizar, os sérios problemas hoje verificados de agressão ao meio ambiente. |