Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26964
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LindomarEliasDeOliveira_tcc.pdf519,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A gestão do PDAF e a comunidade escolar : perspectivas de controle social, transparência e accountability
Autor(es): Oliveira, Lindomar Elias de
Orientador(es): Gomes, Ricardo Corrêa
Assunto: Descentralização administrativa
Comunidade escolar
Controle social
Accountability
Descentralização fiscal
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 10-Mar-2021
Referência: OLIVEIRA, Lindomar Elias de. A gestão do PDAF e a comunidade escolar: perspectivas de controle social, transparência e accountability. 2019. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Anápolis – GO, 2019.
Resumo: O presente estudo teve como objeto o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira – PDAF, amparado na lei 6.023/2017 e na lei 4.751/2012, que busca a participação da comunidade escolar para realizar autonomia administrativa através de repasses de recursos descentralizados. Buscou-se identificar na relação entre a escola e seus membros o uso dos instrumentos democráticos (controle social, transparência e accountability). Para a pesquisa adotou-se o método de investigação qualitativa com uma perspectiva descritiva por meio do estudo de caso. foram realizados uma pesquisa documental e entrevistas com membros participantes do conselho escolar de um centro educacional na cidade do Paranoá – DF. O estudo revelou que a proposta de conceder a autonomia gerencial através da descentralização financeira é parcial e relativa e apesar de haver participação da comunidade escolar na gestão do PDAF, essa se revela tímida. Não há envolvimento habitual das pessoas nas ações da escola. Os segmentos representativos raramente contam com a participação efetiva nas reuniões. O estudo concluiu que há a participação da comunidade escolar na gestão do PDAF, porém, seus membros devem se apropriar melhor dos espaços que lhes são destinados e se envolver mais no dia-a-dia da escola para que a educação de qualidade aconteça.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.