Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2604
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AnaLuizaCanedoRamos.pdf817,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A reintegração familiar de crianças e adolescentes em acolhimento institucional e a Rede de Proteção Social em Brasília
Autor(es): Ramos, Ana Luiza Canêdo
Orientador(es): Almeida, Patrícia Cristina Pinheiro de
Assunto: Assistência a menores
Reintegração familiar
Assistência em instituições
Data de apresentação: 5-Dez-2011
Data de publicação: 25-Jan-2012
Referência: RAMOS, Ana Luiza Canêdo. A reintegração familiar de crianças e adolescentes em acolhimento institucional e a Rede de Proteção Social em Brasília. 2011. 79 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso é um estudo que busca analisar a articulação entre os órgãos responsáveis na reintegração familiar da rede de proteção social de crianças e adolescentes em instituição de acolhimento. Esta rede é um conjunto de ações articuladas que procura garantir, além de outros aspectos, a reintegração familiar e o direito a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes. No Distrito Federal, a rede é organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST), é composta pelo CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e instituições de acolhimento. O objetivo principal neste trabalho é averiguar se esta funciona articuladamente como previsto nas legislações pertinentes, orientações, planos e normas estabelecidas, confrontando assim a realidade. Os órgãos escolhidos para o estudo foi o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, O Centro de Referência Especial em Assistência Social- CREAS, a Casa de Ismael, instituição de acolhimento selecionada, e o Conselho Tutelar. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a pesquisa quanti-qualitativa, desenvolvida por meio de pesquisa de campo e analise documental, realizada em três etapas: análise bibliográfica, análise documental e entrevistas. Por meio das análises, constatou-se que a rede entre os órgãos responsáveis pela reintegração familiar não se articula entre si, mostrando desconhecimento das normas e legislações pertinentes, além da falta de estrutura dos órgãos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2011.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons