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Título: O mercado de ideias : liberdade de expressão, plataformas digitais e regulação da internet
Outros títulos: The marketplace of ideas : free speech, digital platforms, and internet regulation
Autor(es): Fonseca, Gabriel Campos Soares da
Orientador(es): Oliveira, Márcio Nunes Iorio Aranha
Assunto: Direito constitucional
Liberdade de expressão
Internet - liberdade de expressão
Data de apresentação: Dez-2019
Data de publicação: 31-Ago-2020
Referência: FONSECA, Gabriel Campos Soares da. O mercado de ideias: liberdade de expressão, plataformas digitais e regulação da internet. 2019. 105 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho parte do pressuposto de que os debates acerca da proteção e da garantia da liberdade de expressão, na Internet, precisam perpassar por uma análise mais aprofundada sobre o papel crucial que as plataformas digitais (e.g. Facebook, Youtube, Twitter, Instagram) exercem quanto aos atuais desafios e perspectivas para o exercício desse direito fundamental. Defende-se, pois, um olhar mais atento para o mercado que existe por trás do “mercado de ideias”, levando em conta o que Jack Balkin (Yale Law School) chama de “economia política da liberdade de expressão na era digital”. O seu marco teórico está centrado nas discussões desenvolvidas pelo professor Jack Balkin, tais como: o “triângulo da liberdade de expressão”, as abordagens regulatórias estatais “old-school” e “new-school”, bem como a “governança privada” exercida por essas empresas para moderar o conteúdo que transita em suas plataformas. Incorporando esse arcabouço teórico, o trabalho investiga como a abordagem new-school e a governança privada se dão, respectivamente: (i) no tratamento dado à questão da responsabilidade civil dos provedores por conteúdo gerado por terceiro, com ênfase no Marco Civil da Internet, e (ii) na autorregulação empresarial adotada pelo Youtube em suas “Diretrizes da Comunidade”, com ênfase nas políticas relativas ao discurso de ódio (hate speech). A hipótese central é a de que essas duas formas de regulação da liberdade de expressão (new school e old school) interagem entre si, correlacionando o próprio modelo de negócios (business model) das plataformas digitais como resposta à regulação estatal e à sua atuação em âmbito global.
Abstract: Digital platforms (like Facebook, Youtube, Twitter, and Instagram) play an increasing role in the current and real dilemmas regarding free speech on the Internet. This research seeks to better understand the political and economic issues related to the market behind the online “marketplace of ideas”, therefore focusing on its inner workings. In order to do so, the theoretical framework developed by Professor Jack Balkin (Yale Law School) is adopted: the “free speech triangle”, “old-school and new-school speech regulation”, and the digital platform’s “private governance” to moderate their user’s speech. Hence, this research explores the “new-school speech regulation” and the “private governance” ideias in two specific contexts: (i) the Brazilian Civil Rights Framework for the Internet (Marco Civil da Internet) approach to internet intermediary liability; and (ii) the self-regulatory policies adopted by Youtube on its “Community Guidelines”, but focusing on its “hate speech policy”. It is argued that these two forms of regulating free speech (new school and private governance) are closely connected, since they end up providing constant interactions between the platform’s global business model and different state’s regulation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2019.
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