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dc.contributor.advisorOliveira, Márcio Nunes Iorio Aranha-
dc.contributor.authorFonseca, Gabriel Campos Soares da-
dc.identifier.citationFONSECA, Gabriel Campos Soares da. O mercado de ideias: liberdade de expressão, plataformas digitais e regulação da internet. 2019. 105 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho parte do pressuposto de que os debates acerca da proteção e da garantia da liberdade de expressão, na Internet, precisam perpassar por uma análise mais aprofundada sobre o papel crucial que as plataformas digitais (e.g. Facebook, Youtube, Twitter, Instagram) exercem quanto aos atuais desafios e perspectivas para o exercício desse direito fundamental. Defende-se, pois, um olhar mais atento para o mercado que existe por trás do “mercado de ideias”, levando em conta o que Jack Balkin (Yale Law School) chama de “economia política da liberdade de expressão na era digital”. O seu marco teórico está centrado nas discussões desenvolvidas pelo professor Jack Balkin, tais como: o “triângulo da liberdade de expressão”, as abordagens regulatórias estatais “old-school” e “new-school”, bem como a “governança privada” exercida por essas empresas para moderar o conteúdo que transita em suas plataformas. Incorporando esse arcabouço teórico, o trabalho investiga como a abordagem new-school e a governança privada se dão, respectivamente: (i) no tratamento dado à questão da responsabilidade civil dos provedores por conteúdo gerado por terceiro, com ênfase no Marco Civil da Internet, e (ii) na autorregulação empresarial adotada pelo Youtube em suas “Diretrizes da Comunidade”, com ênfase nas políticas relativas ao discurso de ódio (hate speech). A hipótese central é a de que essas duas formas de regulação da liberdade de expressão (new school e old school) interagem entre si, correlacionando o próprio modelo de negócios (business model) das plataformas digitais como resposta à regulação estatal e à sua atuação em âmbito global.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDireito constitucionalpt_BR
dc.subject.keywordLiberdade de expressãopt_BR
dc.subject.keywordInternet - liberdade de expressãopt_BR
dc.titleO mercado de ideias : liberdade de expressão, plataformas digitais e regulação da internetpt_BR
dc.title.alternativeThe marketplace of ideas : free speech, digital platforms, and internet regulationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-31T17:58:06Z-
dc.date.available2020-08-31T17:58:06Z-
dc.date.submitted2019-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25489-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Digital platforms (like Facebook, Youtube, Twitter, and Instagram) play an increasing role in the current and real dilemmas regarding free speech on the Internet. This research seeks to better understand the political and economic issues related to the market behind the online “marketplace of ideas”, therefore focusing on its inner workings. In order to do so, the theoretical framework developed by Professor Jack Balkin (Yale Law School) is adopted: the “free speech triangle”, “old-school and new-school speech regulation”, and the digital platform’s “private governance” to moderate their user’s speech. Hence, this research explores the “new-school speech regulation” and the “private governance” ideias in two specific contexts: (i) the Brazilian Civil Rights Framework for the Internet (Marco Civil da Internet) approach to internet intermediary liability; and (ii) the self-regulatory policies adopted by Youtube on its “Community Guidelines”, but focusing on its “hate speech policy”. It is argued that these two forms of regulating free speech (new school and private governance) are closely connected, since they end up providing constant interactions between the platform’s global business model and different state’s regulation.pt_BR
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