Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21410
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JessicaRibeiroPenhaDaSilva_tcc.pdf766,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A pedagogia no entorno sul do DF : a experiência de atuação no Projeto Leia - leitura e ação lúdico-pedagógica para crianças
Autor(es): Silva, Jessica Ribeiro Penha da
Orientador(es): Rêses, Erlando da Silva
Assunto: Extensão universitária
Pedagogia
Crianças - livros e leitura
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 15-Fev-2019
Referência: SILVA, Jessica Ribeiro Penha da. A pedagogia no entorno sul do DF: a experiência de atuação no Projeto Leia - leitura e ação lúdico-pedagógica para crianças. 2018. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho é uma pesquisa acadêmica, utilizando a metodologia qualitativa para investigar as potencialidades e limites do pedagogo na educação não-formal em uma ação de extensão universitária denominada Projeto Leia - Leitura e Ação Lúdico-Pedagógica para Crianças. O Leia é um Projeto de Extensão e Ação Contínua (PEAC) da Universidade de Brasília (UnB), que tem a finalidade de promover o incentivo à leitura para crianças de 4 a 12 anos, no sentido de democratizar a informação e o desenvolvimento educacional, cultural e social da comunidade que além de promover a formação e criatividade do indivíduo possibilita também a elevação da auto-estima e a integração social, despertando uma visão crítica e consciente na sociedade. Essa atividade é feita em parceria a ONG Serpajus (Serviço de Paz, Justiça e Não Violência), no município do Novo Gama, bairro de Pedregal, no Estado de Goiás. As atividades desenvolvidas no projeto são atividades de educação não-formais que contribuam para a construção do indivíduo consciente, tornando-se uma importante ferramenta de inclusão social para a comunidade, incentiva o hábito de leitura sob uma perspectiva emancipadora, oferecendo ao público benefiário um convívio com a arte, a ludicidade e a criatividade e contribui, por meio de práticas pedagógicas, com o desenvolvimento motor, cognitivo e da linguagem das crianças. Há a participação direta de estudantes do curso de Pedagogia da UnB e membros do Serpajus, no planejamento, organização e execução de leiturização e lúdico-pedagógicas. Pesquisamos seis integrantes do Projeto LeiA e, após a análise dos dados coletados pela pesquisa, conclui-se que o trabalho da pedagoga e do pedagogo no projeto é indispensável, efetivo e desafiante, visto a realidade social em que essas crianças estão inseridas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.