Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rêses, Erlando da Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Jessica Ribeiro Penha da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jessica Ribeiro Penha da. A pedagogia no entorno sul do DF: a experiência de atuação no Projeto Leia - leitura e ação lúdico-pedagógica para crianças. 2018. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é uma pesquisa acadêmica, utilizando a metodologia qualitativa para investigar as potencialidades e limites do pedagogo na educação não-formal em uma ação de extensão universitária denominada Projeto Leia - Leitura e Ação Lúdico-Pedagógica para Crianças. O Leia é um Projeto de Extensão e Ação Contínua (PEAC) da Universidade de Brasília (UnB), que tem a finalidade de promover o incentivo à leitura para crianças de 4 a 12 anos, no sentido de democratizar a informação e o desenvolvimento educacional, cultural e social da comunidade que além de promover a formação e criatividade do indivíduo possibilita também a elevação da auto-estima e a integração social, despertando uma visão crítica e consciente na sociedade. Essa atividade é feita em parceria a ONG Serpajus (Serviço de Paz, Justiça e Não Violência), no município do Novo Gama, bairro de Pedregal, no Estado de Goiás. As atividades desenvolvidas no projeto são atividades de educação não-formais que contribuam para a construção do indivíduo consciente, tornando-se uma importante ferramenta de inclusão social para a comunidade, incentiva o hábito de leitura sob uma perspectiva emancipadora, oferecendo ao público benefiário um convívio com a arte, a ludicidade e a criatividade e contribui, por meio de práticas pedagógicas, com o desenvolvimento motor, cognitivo e da linguagem das crianças. Há a participação direta de estudantes do curso de Pedagogia da UnB e membros do Serpajus, no planejamento, organização e execução de leiturização e lúdico-pedagógicas. Pesquisamos seis integrantes do Projeto LeiA e, após a análise dos dados coletados pela pesquisa, conclui-se que o trabalho da pedagoga e do pedagogo no projeto é indispensável, efetivo e desafiante, visto a realidade social em que essas crianças estão inseridas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - livros e leitura | pt_BR |
dc.title | A pedagogia no entorno sul do DF : a experiência de atuação no Projeto Leia - leitura e ação lúdico-pedagógica para crianças | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-15T10:15:51Z | - |
dc.date.available | 2019-02-15T10:15:51Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21410 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|