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Título: Motivação nas aulas de educação física : diferenças de gênero no ensino básico e no ensino superior : a compreensão do aluno sobre sua motivação
Autor(es): Silva, Jefferson Arêa Leão
Orientador(es): Santos, Cláudia Maria Goulart dos
Assunto: Educação física escolar
Motivação na educação
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 25-Jul-2018
Referência: SILVA, Jefferson Arêa Leão. Motivação nas aulas de educação física: diferenças de gênero no ensino básico e no ensino superior: a compreensão do aluno sobre sua motivação. 2016. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Estudos feitos sobre a Teoria das Metas de Realização evidenciam diferentes propostas e percepções dos gêneros durante as aulas de educação física. O objetivo do estudo foi pesquisar o clima motivacional dos estudantes de Educação Física de escolas públicas, particulares e de uma universidade do Distrito Federal além das possíveis diferenças entre gênero e idade. Participaram do estudo 107 estudantes da Universidade de Brasília frequentadores das Práticas Desportivas, disciplinas oferecidas pela Faculdade de Educação Física e por 595 estudantes do ensino fundamental ao médio de escolas públicas e particulares do Distrito Federal. Para a coleta de dados nessa pesquisa foi utilizado o Achievement Goals Questionnaire (AGQ). Destacam-se como significativos os fatores ego-aproximação entre os homens e ego-evitação entre as mulheres no ensino básico. E significativo o fator egoevitação entre os homens no ensino superior. Ambos os sexos possuem maior orientação a maestria em relação ao ego. Homens tendem a ser mais comparativos e competitivos e as mulheres procuram as práticas desportivas pelo bem-estar e na manutenção das amizades.
Abstract: Studys made about the Goal Realization Theory shows differents proposes and perception of genders during Physical Education classes. The purpose of this study was search the motivational climate in Physical Education in public and private school and also in a University of Federal District, beyond the possible difference between gender and age. Participated in this study 107 students of the Brasilia University that was attended by the Sports Practice, discipline that is offered by the University. And 595 students of Elementary and High school of public and private school in Federal District. To collect the datas in this search was used the Achievement Goals Questionnaire (ACG). Stands out as significant the factors of ego-approach between men and ego-avoidance between the women in the basic education. The both sexes has greater orientation of mastery with regard to the ego. Men tend to be more comparative and competitive and the women search the Sports Practice for well-being and friendship maintenance.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.
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