Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20401
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JeffersonAreaLeaoSilva_tcc.pdf353,16 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Cláudia Maria Goulart dos-
dc.contributor.authorSilva, Jefferson Arêa Leão-
dc.identifier.citationSILVA, Jefferson Arêa Leão. Motivação nas aulas de educação física: diferenças de gênero no ensino básico e no ensino superior: a compreensão do aluno sobre sua motivação. 2016. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEstudos feitos sobre a Teoria das Metas de Realização evidenciam diferentes propostas e percepções dos gêneros durante as aulas de educação física. O objetivo do estudo foi pesquisar o clima motivacional dos estudantes de Educação Física de escolas públicas, particulares e de uma universidade do Distrito Federal além das possíveis diferenças entre gênero e idade. Participaram do estudo 107 estudantes da Universidade de Brasília frequentadores das Práticas Desportivas, disciplinas oferecidas pela Faculdade de Educação Física e por 595 estudantes do ensino fundamental ao médio de escolas públicas e particulares do Distrito Federal. Para a coleta de dados nessa pesquisa foi utilizado o Achievement Goals Questionnaire (AGQ). Destacam-se como significativos os fatores ego-aproximação entre os homens e ego-evitação entre as mulheres no ensino básico. E significativo o fator egoevitação entre os homens no ensino superior. Ambos os sexos possuem maior orientação a maestria em relação ao ego. Homens tendem a ser mais comparativos e competitivos e as mulheres procuram as práticas desportivas pelo bem-estar e na manutenção das amizades.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keywordMotivação na educaçãopt_BR
dc.titleMotivação nas aulas de educação física : diferenças de gênero no ensino básico e no ensino superior : a compreensão do aluno sobre sua motivaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-07-25T12:32:51Z-
dc.date.available2018-07-25T12:32:51Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20401-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Studys made about the Goal Realization Theory shows differents proposes and perception of genders during Physical Education classes. The purpose of this study was search the motivational climate in Physical Education in public and private school and also in a University of Federal District, beyond the possible difference between gender and age. Participated in this study 107 students of the Brasilia University that was attended by the Sports Practice, discipline that is offered by the University. And 595 students of Elementary and High school of public and private school in Federal District. To collect the datas in this search was used the Achievement Goals Questionnaire (ACG). Stands out as significant the factors of ego-approach between men and ego-avoidance between the women in the basic education. The both sexes has greater orientation of mastery with regard to the ego. Men tend to be more comparative and competitive and the women search the Sports Practice for well-being and friendship maintenance.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons