Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17755
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_IlanaRolimSantos_tcc.pdf617,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: PAC 2 Equipamentos para Estradas Vicinais : perfil dos municípios selecionados e impactos indiretos
Autor(es): Santos, Ilana Rolim
Orientador(es): Wilbert, Marcelo Driemeyer
Assunto: Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)
Municípios (Brasil)
Infraestrutura - transporte
Data de apresentação: 28-Jun-2016
Data de publicação: 7-Ago-2017
Referência: SANTOS, Ilana Rolim. PAC 2 Equipamentos para Estradas Vicinais: perfil dos municípios selecionados e impactos indiretos. 2016. 40 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo deste trabalho é fazer uma avaliação sobre o PAC 2 Equipamentos para Estradas Vicinais, programa do governo brasileiro em que se foi investido mais de 5 bilhões de reais a fim de melhorar a qualidade das estradas rurais com diversos impactos na economia e desenvolvimento do país. Sobre esse programa, é executado um estudo por meio de estatística descritiva analisando o perfil dos municípios beneficiados e não beneficiados pelo programa, com a finalidade de avaliar se o critério adotado - de considerar os municípios com menos de 50 mil habitantes - foi eficiente e condizente com a realidade desses municípios. Ainda quanto a análise do perfil, são feitas simulações alterando os grupos de participantes e não participantes fictícios do programa, fixando dois dados - área e quantidade de estabelecimentos de agricultura familiar - e observando a variação das outras - renda, população, dependência de transferências. Por fim, é feita uma análise da evolução de impactos indiretos desse programa na educação, por meio da observação da mobilidade de produtos através dos recursos provindos de agricultura familiar para o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar, 2011 a 2014) e pessoas através das taxas de abandono escolar (2007 a 2014) no meio rural, comparando tanto o meio rural e urbano, quanto os municípios participantes e não participantes. Observou-se por meio desse estudo que o perfil dos municípios encontra-se relativamente adequado, mas ainda apresenta discrepâncias. Quanto aos impactos analisados, obtiveram-se resultados positivos, evidenciando que esse programa, em conjunto com outros programas ativos do governo, está evoluindo gradativamente a condição de vida no meio rural.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons