Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16917
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GleiceKellyFerreira_tcc.pdf624,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A utilização de recursos midiáticos no CEF 02 de Brazlândia para formação crítica dos estudantes das séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Ferreira, Gleice Kelly Câmara
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Assunto: Estudantes
Ensino fundamental
Comunicação de massa
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 16-Mai-2017
Referência: FERREIRA, Gleice Kelly Câmara. A utilização de recursos midiáticos no CEF 02 de Brazlândia para formação crítica dos estudantes das séries iniciais do ensino fundamental. 2015. 48 f., Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo identificar de que forma a utilização de conteúdo midiático pode contribuir para a formação dos estudantes, fazendo com que tenham uma visão crítica no que tange à mídia, e ainda, analisar como vem sendo feita a utilização de tais conteúdos no Centro de Ensino Fundamental 02, de Brazlândia, Distrito Federal. Para tanto, sob uma vertente etnográfica, foram realizadas observações, análise de documentos e aplicação de questionários junto aos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Buscou-se, então, compreender como a escola motiva e proporciona aos professores a utilização dos recursos de mídia, como se dá a formação dos docentes para a utilização da referida ferramenta e como se dá a aplicação desta no processo de ensino-aprendizagem com foco no desenvolvimento do senso crítico dos discentes. Fez-se uma pesquisa bibliográfica com autores que abordam os temas “Mídia para Educação” e “Educação para a Mídia”, além das principais conceitualizações sobre a temática, o papel da escola e dos pais no controle sobre o que as crianças consomem da mídia e os projetos já desenvolvidos onde os próprios estudantes produzem o conteúdo. Por meio de análise qualitativa do questionário aplicado aos professores participantes constatou-se que estes consideram importante o uso da mídia na escola para favorecer a aprendizagem dos alunos, tanto que a utilizam, principalmente, como suporte didático para os conteúdos curriculares, e acreditam que seus alunos já estejam capacitados, ao menos, para interpretar o que já consomem na/da mídia.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons