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https://bdm.unb.br/handle/10483/16887
Título: | A política educacional brasileira e o Programme For International Student Assessment - PISA |
Autor(es): | Batista, Cláudia Regina Gonçalves |
Orientador(es): | Chaves, Pablo Holmes |
Assunto: | Desenvolvimento social Globalização Políticas educacionais Programme for International Student Assessment (PISA) |
Data de apresentação: | 9-Nov-2016 |
Data de publicação: | 15-Mai-2017 |
Referência: | BATISTA, Cláudia Regina Gonçalves. A política educacional brasileira e o Programme For International Student Assessment - PISA. 2016. viii, 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Temas ligados educação constituem indiscutível relevância, especialmente quando se objetiva apontar caminhos para um desenvolvimento social adequado. Com a globalização, os sistemas educacionais dos Estados necessitam de um paradigma visando uma melhoria na qualidade educacional oferecida aos seus cidadãos e uma adequação ao mercado global. Assim, a politica educacional brasileira sofre influência de políticas externas para essa adequação. O instrumento utilizado tem sido o PISA (Programme for International Student Assessment ou Programa Para a Avaliação Internacional de Estudantes). A pesquisa foi realizada com base em livros, teses, monografias, artigos científicos, dissertações, legislações pertinentes ao estudo do caso em apreço, revistas e Internet (sites). Observaram-se, com a participação do Brasil no PISA, mudanças em nossa política educacional visando uma melhoria nas condições de ensino com diversas medidas e normas que pretendem adequar nossos cidadãos às demandas globais. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2016. |
Aparece na Coleção: | Ciência Política - Graduação
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