Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16887
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ClaudiaReginaGoncalvesBatista_tcc.pdf921,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A política educacional brasileira e o Programme For International Student Assessment - PISA
Autor(es): Batista, Cláudia Regina Gonçalves
Orientador(es): Chaves, Pablo Holmes
Assunto: Desenvolvimento social
Globalização
Políticas educacionais
Programme for International Student Assessment (PISA)
Data de apresentação: 9-Nov-2016
Data de publicação: 15-Mai-2017
Referência: BATISTA, Cláudia Regina Gonçalves. A política educacional brasileira e o Programme For International Student Assessment - PISA. 2016. viii, 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Temas ligados educação constituem indiscutível relevância, especialmente quando se objetiva apontar caminhos para um desenvolvimento social adequado. Com a globalização, os sistemas educacionais dos Estados necessitam de um paradigma visando uma melhoria na qualidade educacional oferecida aos seus cidadãos e uma adequação ao mercado global. Assim, a politica educacional brasileira sofre influência de políticas externas para essa adequação. O instrumento utilizado tem sido o PISA (Programme for International Student Assessment ou Programa Para a Avaliação Internacional de Estudantes). A pesquisa foi realizada com base em livros, teses, monografias, artigos científicos, dissertações, legislações pertinentes ao estudo do caso em apreço, revistas e Internet (sites). Observaram-se, com a participação do Brasil no PISA, mudanças em nossa política educacional visando uma melhoria nas condições de ensino com diversas medidas e normas que pretendem adequar nossos cidadãos às demandas globais.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2016.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons