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dc.contributor.advisorChaves, Pablo Holmes-
dc.contributor.authorBatista, Cláudia Regina Gonçalves-
dc.identifier.citationBATISTA, Cláudia Regina Gonçalves. A política educacional brasileira e o Programme For International Student Assessment - PISA. 2016. viii, 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2016.pt_BR
dc.description.abstractTemas ligados educação constituem indiscutível relevância, especialmente quando se objetiva apontar caminhos para um desenvolvimento social adequado. Com a globalização, os sistemas educacionais dos Estados necessitam de um paradigma visando uma melhoria na qualidade educacional oferecida aos seus cidadãos e uma adequação ao mercado global. Assim, a politica educacional brasileira sofre influência de políticas externas para essa adequação. O instrumento utilizado tem sido o PISA (Programme for International Student Assessment ou Programa Para a Avaliação Internacional de Estudantes). A pesquisa foi realizada com base em livros, teses, monografias, artigos científicos, dissertações, legislações pertinentes ao estudo do caso em apreço, revistas e Internet (sites). Observaram-se, com a participação do Brasil no PISA, mudanças em nossa política educacional visando uma melhoria nas condições de ensino com diversas medidas e normas que pretendem adequar nossos cidadãos às demandas globais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento socialpt_BR
dc.subject.keywordGlobalizaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordProgramme for International Student Assessment (PISA)pt_BR
dc.titleA política educacional brasileira e o Programme For International Student Assessment - PISApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-15T18:13:10Z-
dc.date.available2017-05-15T18:13:10Z-
dc.date.submitted2016-11-09-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16887-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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