Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16847
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_HeliaMaraSantos_tcc.pdf616,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo sobre o currículo no espaço da coordenação pedagógica : nexos para a formação docente
Autor(es): Santos, Hélia Mara Monte dos
Orientador(es): Santos, Rita Silvana Santana dos
Assunto: Currículo escolar
Professores - formação continuada
Coordenação pedagógica
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 11-Mai-2017
Referência: SANTOS, Hélia Mara Monte dos. Estudo sobre o currículo no espaço da coordenação pedagógica: nexos para a formação docente. 2015. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Essa pesquisa investigou a importância do currículo no espaço de coordenação pedagógica e na formação continuada dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Problematizou, como foco central de análise, a organização do currículo como elemento primordial na formação continuada ressaltando a importância do coordenador como liderança pedagógica. Utilizou-se da abordagem qualitativa, tendo como instrumento principal o questionário realizado com dois coordenadores e vinte e dois professores. A análise dos dados apoiou-se em Matos, (2006), Ribeiro (1993), Placco, Almeida e Souza (2011), da legislação vigente e de documentos oficiais. Os resultados revelaram que, mesmo sendo de grande relevância o estudo do currículo e a formação continuada no espaço de coordenação pedagógica, o coordenador pedagógico ainda precisa consolidar sua função como formador, pois na maioria das vezes a coordenação pedagógica não tem sido espaço de formação, discussão e reflexão sobre currículo e outros documentos que norteiam a educação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons