Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16847
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_HeliaMaraSantos_tcc.pdf616,2 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Rita Silvana Santana dos-
dc.contributor.authorSantos, Hélia Mara Monte dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Hélia Mara Monte dos. Estudo sobre o currículo no espaço da coordenação pedagógica: nexos para a formação docente. 2015. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa investigou a importância do currículo no espaço de coordenação pedagógica e na formação continuada dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Problematizou, como foco central de análise, a organização do currículo como elemento primordial na formação continuada ressaltando a importância do coordenador como liderança pedagógica. Utilizou-se da abordagem qualitativa, tendo como instrumento principal o questionário realizado com dois coordenadores e vinte e dois professores. A análise dos dados apoiou-se em Matos, (2006), Ribeiro (1993), Placco, Almeida e Souza (2011), da legislação vigente e de documentos oficiais. Os resultados revelaram que, mesmo sendo de grande relevância o estudo do currículo e a formação continuada no espaço de coordenação pedagógica, o coordenador pedagógico ainda precisa consolidar sua função como formador, pois na maioria das vezes a coordenação pedagógica não tem sido espaço de formação, discussão e reflexão sobre currículo e outros documentos que norteiam a educação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCurrículo escolarpt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formação continuadapt_BR
dc.subject.keywordCoordenação pedagógicapt_BR
dc.titleEstudo sobre o currículo no espaço da coordenação pedagógica : nexos para a formação docentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-11T14:06:57Z-
dc.date.available2017-05-11T14:06:57Z-
dc.date.submitted2015-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16847-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons