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Título: O coordenador pedagógico em confronto com a função : distanciamento, segregação e abandono : laços, afetos e os sentimentos envolvidos sob a égide da psicanálise
Autor(es): Duarte, Liliam da Silva
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Coorientador(es): Trindade, Janaína Mota
Assunto: Coordenadores pedagógicos
Educação especial
Psicanálise e educação
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 9-Mai-2017
Referência: DUARTE, Liliam da Silva. O coordenador pedagógico em confronto com a função: distanciamento, segregação e abandono: laços, afetos e os sentimentos envolvidos sob a égide da psicanálise. 2015. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A pesquisa conta com abordagem qualitativa, sendo direcionada à função do coordenador pedagógico de um Centro de Ensino Especial do Distrito Federal, frente à subjetividade coletiva onde cada indivíduo busca alcançar o reconhecimento de suas necessidades através da busca incessante pela expressão dos desejos. Ao nos depararmos com sentimentos pertinentes ao ser humano: afeto, desamparo, vazio existencial, insegurança, impotência, carência, angústia, inquietação e desilusão, percebemos os efeitos do distanciamento, da segregação e do abandono, aqui estabelecidos pelo objeto de estudo como fatores influenciadores à recusa para função de coordenador pedagógico. Ao reconhecermos que os fundamentos da educação estão elencados em concepções alicerçadas pela Psicanálise, procuramos entrelaçar as inquietações e angústias iniciais com respaldo do aporte teórico na influência mútua entre Psicanálise e Educação, possibilitando a reflexão, a conscientização e a valorização às especificidades do sujeito e de toda e qualquer experiência com vistas a oferecer condições aos professores para o enfretamento ao impasse e o devido aceite em relação ao desempenho da função; diante deste cenário que se ressalta à luz da psicanálise, verificamos como os elementos subjetivos nos fornecem uma embasamento consistente para reflexão sobre a recusa ao exercício da função de coordenador pedagógico.
Abstract: The research has a qualitative approach, being directed to the function of the pedagogical coordinator of a Special Education Center of the Federal District, opposite the collective subjectivity where every individual seeks to achieve recognition of their needs through the relentless pursuit of expression of wishes. When faced with feelings relevant to humans : affection, helplessness , existential emptiness , insecurity, powerlessness, lack, anguish, restlessness and disappointment , we see the effects of distance, segregation and abandonment, here set by the object of study as influencing factors the refusal to pedagogical coordinator role. Recognizing that the fundamentals of education are listed on certainties underpinned by psychoanalysis , we try to intertwine the initial concerns and anxieties to support the theoretical framework on mutual influence between Psychoanalysis and Education, enabling reflection, awareness and appreciation of the specific characteristics of the individual and any experience in order to provide conditions for teachers for coping due to deadlock and acceptance regarding the performance of the function; before this scene that emphasizes the light of psychoanalysis , as we see in the subjective elements provide a consistent basis for reflection on the refusal to exercise the pedagogical coordinator role.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
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