Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/16784
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ElisangelaRodriguesCorrea_tcc.pdf431,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A identidade do coordenador pedagógico em tempos de gestão democrática : avanços?
Autor(es): Corrêa, Elisângela Rodrigues da Cunha
Orientador(es): Machado, Liliane Campos
Coorientador(es): Diniz, Sônia Regina
Assunto: Gestão escolar democrática
Escolas públicas
Coordenadores pedagógicos
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 5-Mai-2017
Referência: CORRÊA, Elisângela Rodrigues da Cunha. A identidade do coordenador pedagógico em tempos de gestão democrática: avanços? 2015. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este estudo tem como objetivo principal compreender a identidade do coordenador pedagógico dentro dos princípios da Gestão Democrática, buscando identificar quais são as dificuldades que este profissional tem enfrentado para exercer suas funções neste modelo educacional. Por meio da pesquisa qualitativa e do estudo de caso, realizado com coordenadores de escolas públicas da Ceilândia, Distrito Federal, a partir de questionário semiestruturado, pude observar que fatores como a motivação pessoal, as demandas aceitas como atribuições a serem por ele exercidas, muitas vezes distantes e conflitantes do foco pedagógico, a visão que tem de si mesmo e de sua importância dentro do ambiente educativo, assim como a compreensão do conceito e da filosofia da Gestão Democrática são limitadores ao pleno exercício da coordenação, dentro do referido modelo atualmente em vigor no sistema de ensino público do Distrito Federal. Ainda percebi que, paralelamente a este contexto, está a compreensão de que a construção efetiva de uma coordenação pedagógica com foco na participação coletiva e democrática também é pessoal e se efetivará, de fato, por meio de uma postura política definida, refletida em atitudes de pertencimento e corresponsabilização coerentes. Para que isso aconteça, cabe ao Professor Coordenador Pedagógico Local se conscientizar do papel pedagógico e político estratégico que desempenha, tendo em vista o caráter gestor que assume dentro da escola e que, de acordo com a pesquisa realizada, ainda não se revela plenamente no trabalho realizado por este ator educativo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons