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dc.contributor.advisorMachado, Liliane Campos-
dc.contributor.authorCorrêa, Elisângela Rodrigues da Cunha-
dc.identifier.citationCORRÊA, Elisângela Rodrigues da Cunha. A identidade do coordenador pedagógico em tempos de gestão democrática: avanços? 2015. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo principal compreender a identidade do coordenador pedagógico dentro dos princípios da Gestão Democrática, buscando identificar quais são as dificuldades que este profissional tem enfrentado para exercer suas funções neste modelo educacional. Por meio da pesquisa qualitativa e do estudo de caso, realizado com coordenadores de escolas públicas da Ceilândia, Distrito Federal, a partir de questionário semiestruturado, pude observar que fatores como a motivação pessoal, as demandas aceitas como atribuições a serem por ele exercidas, muitas vezes distantes e conflitantes do foco pedagógico, a visão que tem de si mesmo e de sua importância dentro do ambiente educativo, assim como a compreensão do conceito e da filosofia da Gestão Democrática são limitadores ao pleno exercício da coordenação, dentro do referido modelo atualmente em vigor no sistema de ensino público do Distrito Federal. Ainda percebi que, paralelamente a este contexto, está a compreensão de que a construção efetiva de uma coordenação pedagógica com foco na participação coletiva e democrática também é pessoal e se efetivará, de fato, por meio de uma postura política definida, refletida em atitudes de pertencimento e corresponsabilização coerentes. Para que isso aconteça, cabe ao Professor Coordenador Pedagógico Local se conscientizar do papel pedagógico e político estratégico que desempenha, tendo em vista o caráter gestor que assume dentro da escola e que, de acordo com a pesquisa realizada, ainda não se revela plenamente no trabalho realizado por este ator educativo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGestão escolar democráticapt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.subject.keywordCoordenadores pedagógicospt_BR
dc.titleA identidade do coordenador pedagógico em tempos de gestão democrática : avanços?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-05T14:41:00Z-
dc.date.available2017-05-05T14:41:00Z-
dc.date.submitted2015-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16784-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoDiniz, Sônia Regina-
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