Título: | Os benefícios da tecnologia assistiva para pessoas com deficiência, na visão do professor |
Autor(es): | Lima, Ana Clara Urupá Moraes Batista |
Orientador(es): | Barrenechea, Cristina Azra |
Coorientador(es): | Letti, Mariana Marlière |
Assunto: | Educação especial Tecnologia assistiva Pessoas com deficiência - educação |
Data de apresentação: | Jan-2016 |
Data de publicação: | 24-Abr-2017 |
Referência: | LIMA, Ana Clara Urupá Moraes Batista. Os benefícios da tecnologia assistiva para pessoas com deficiência, na visão do professor. 2016. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | As Tecnologias Assistivas têm se consolidado como um campo de estudo direcionado a pessoas com deficiência. O objetivo maior das Tecnologias Assistivas é de auxiliar as pessoas com deficiência na escola, em casa e em atividades da vida diária. Materiais simples, como uma cadeira de rodas, uma mesa maior, uma colher adaptada e programas para computador se tornam recursos que proporcionam melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência. Nesta pesquisa, objetivou-se analisar os benefícios das tecnologias assistivas para as pessoas com deficiência, na visão do professor. Desta forma, ela foi realizada no Centro de Ensino Especial 01 de Brasília, com os professores. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, tendo como instrumento o questionário semiaberto, com 17 perguntas. O estudo possibilitou reflexões acerca dos benefícios das tecnologias assistivas, como proporcionar independência, além de auxiliar na inclusão dos alunos, ficando claro a importância e necessidade desses recursos em sala de aula. Foi detectado ainda que o recurso mais disponibilizado nessa escola é o computador, e os recursos mais utilizados são as letras emborrachadas, seguida da cadeira de rodas. Os resultados obtidos apontam que as Tecnologias Assistivas beneficiam muito os alunos especiais. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2016. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
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