Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16683
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AnaClaraBatistaLima_tcc.pdf3,54 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarrenechea, Cristina Azra-
dc.contributor.authorLima, Ana Clara Urupá Moraes Batista-
dc.identifier.citationLIMA, Ana Clara Urupá Moraes Batista. Os benefícios da tecnologia assistiva para pessoas com deficiência, na visão do professor. 2016. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2016.pt_BR
dc.description.abstractAs Tecnologias Assistivas têm se consolidado como um campo de estudo direcionado a pessoas com deficiência. O objetivo maior das Tecnologias Assistivas é de auxiliar as pessoas com deficiência na escola, em casa e em atividades da vida diária. Materiais simples, como uma cadeira de rodas, uma mesa maior, uma colher adaptada e programas para computador se tornam recursos que proporcionam melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência. Nesta pesquisa, objetivou-se analisar os benefícios das tecnologias assistivas para as pessoas com deficiência, na visão do professor. Desta forma, ela foi realizada no Centro de Ensino Especial 01 de Brasília, com os professores. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, tendo como instrumento o questionário semiaberto, com 17 perguntas. O estudo possibilitou reflexões acerca dos benefícios das tecnologias assistivas, como proporcionar independência, além de auxiliar na inclusão dos alunos, ficando claro a importância e necessidade desses recursos em sala de aula. Foi detectado ainda que o recurso mais disponibilizado nessa escola é o computador, e os recursos mais utilizados são as letras emborrachadas, seguida da cadeira de rodas. Os resultados obtidos apontam que as Tecnologias Assistivas beneficiam muito os alunos especiais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordTecnologia assistivapt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência - educaçãopt_BR
dc.titleOs benefícios da tecnologia assistiva para pessoas com deficiência, na visão do professorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-04-24T16:49:00Z-
dc.date.available2017-04-24T16:49:00Z-
dc.date.submitted2016-01-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16683-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoLetti, Mariana Marlière-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons