Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16435
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MariliaRodriguesDeFreitas_tcc.pdf178,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Teor de sódio e potássio em frios e embutidos
Autor(es): Freitas, Marília Rodrigues de
Orientador(es): Borgo, Luiz Antônio
Assunto: Alimentos congelados
Embutidos (Alimentos)
Potássio
Sódio
Data de apresentação: 7-Dez-2016
Data de publicação: 31-Mar-2017
Referência: FREITAS, Marília Rodrigues de. Teor de sódio e potássio em frios e embutidos. 2016. [15] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: INTRODUÇÃO: Os embutidos são vastamente conhecidos e consumidos por todas as faixas etárias da população tanto no ambiente doméstico como fora dele. São uma importante fonte proteica para a dieta com o diferencial da maioria de seus produtos serem economicamente mais acessíveis. Contudo, possuem muito sódio, o que pode acarretar em problemas de saúde, o que impulsiona estudos para reduzir o sódio de sua composição. OBJETIVO: Analisar o teor de sódio, potássio e cálcio em frios e embutidos METODOLOGIA: Dez amostras distintas foram processadas. Em triplicata, foram pesadas, incineradas, dissolvidas em 100mL de água destilada e submetidas a leitura de sódio, potássio e cálcio em fotômetro de chamas. O resultado da leitura foi tratado estatisticamente pela ANOVA e teste de Tukey CONCLUSÃO: A implementação pelas empresas produtoras da substituição de cloreto de sódio por cloreto de potássio ainda é deficiente apesar dos estudos desenvolvidos com essa finalidade
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2016.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons