Resumo: | Este trabalho de monografia – TCC, buscou investigar como o brincar mediado tem contribuído para o desenvolvimento das habilidades tais como a socialização, a imaginação, a criatividade de crianças na faixa etária entre 3 a 5 anos – Jardim I, II e III em uma escola de Educação Infantil da rede municipal de educação em Goiânia-GO. (Os objetivos específicos foram: a) Levantar quais as principais concepções sobre o brincar que fundamentam as práticas didático-pedagógicas na escola pesquisada; b)Verificar como /as professoras que atuam nas três turmas pesquisadas, compreendem a mediação pedagógica em seus planejamentos para a organização das atividades lúdicas nas três turmas pesquisadas; c)analisar em que medida o brincar como mediação pedagógica contribui para o desenvolvimento das crianças nas três turmas pesquisadas – Jardim I, II e III. O referencial teórico foi construído a partir de alguns dos principais autores e estudiosos sobre educação, educação infantil, do lúdico e infância, dentre eles destaco: Cardia, (2010) Kishimoto, (2011) Wajskop, (2001), entre outros .A abordagem metodológica da campo e posterior análise dos dados foi da pesquisa qualitativa de natureza descritiva. Os instrumentos e técnicas de coleta dos dados empíricos foram questionários com perguntas abertas e observações nas três turmas pesquisadas
Como principais resultados da presente pesquisa podemos destacar que as professoras participantes reconhecem que o brincar é fundamental para a criança em todos os aspectos de sua vida. No entanto, ainda são necessárias maiores discussões e reflexões em torno do brincar como possiblidades de aprendizagens em si, bem como o brincar mediado pedagogicamente na educação infantil. Outro aspecto a ser destacado refere-se a necessidade de planejamentos mais sistematizados e articulados aos conteúdos curriculares. A formação continuada dos professores da Educação Infantil de um modo geral requer maior atenção e investimentos em uma articulação envolvendo as esferas municipais, estaduais e federais .De outro lado, o estimulo e a oportunidade de participação dos professores em oficinas, palestras, grupos de estudos, leituras e discussões em torno do lúdico requer maior atenção por parte da escola pesquisada. |