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dc.contributor.advisorDeconto, Neuza Maria-
dc.contributor.authorSilva, Simone Ramalho da-
dc.identifier.citationSILVA, Simone Ramalho da. O brincar na educação infantil e a mediação pedagógica. 2015. viii, 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cidade de Goiás-GO, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.en
dc.description.abstractEste trabalho de monografia – TCC, buscou investigar como o brincar mediado tem contribuído para o desenvolvimento das habilidades tais como a socialização, a imaginação, a criatividade de crianças na faixa etária entre 3 a 5 anos – Jardim I, II e III em uma escola de Educação Infantil da rede municipal de educação em Goiânia-GO. (Os objetivos específicos foram: a) Levantar quais as principais concepções sobre o brincar que fundamentam as práticas didático-pedagógicas na escola pesquisada; b)Verificar como /as professoras que atuam nas três turmas pesquisadas, compreendem a mediação pedagógica em seus planejamentos para a organização das atividades lúdicas nas três turmas pesquisadas; c)analisar em que medida o brincar como mediação pedagógica contribui para o desenvolvimento das crianças nas três turmas pesquisadas – Jardim I, II e III. O referencial teórico foi construído a partir de alguns dos principais autores e estudiosos sobre educação, educação infantil, do lúdico e infância, dentre eles destaco: Cardia, (2010) Kishimoto, (2011) Wajskop, (2001), entre outros .A abordagem metodológica da campo e posterior análise dos dados foi da pesquisa qualitativa de natureza descritiva. Os instrumentos e técnicas de coleta dos dados empíricos foram questionários com perguntas abertas e observações nas três turmas pesquisadas Como principais resultados da presente pesquisa podemos destacar que as professoras participantes reconhecem que o brincar é fundamental para a criança em todos os aspectos de sua vida. No entanto, ainda são necessárias maiores discussões e reflexões em torno do brincar como possiblidades de aprendizagens em si, bem como o brincar mediado pedagogicamente na educação infantil. Outro aspecto a ser destacado refere-se a necessidade de planejamentos mais sistematizados e articulados aos conteúdos curriculares. A formação continuada dos professores da Educação Infantil de um modo geral requer maior atenção e investimentos em uma articulação envolvendo as esferas municipais, estaduais e federais .De outro lado, o estimulo e a oportunidade de participação dos professores em oficinas, palestras, grupos de estudos, leituras e discussões em torno do lúdico requer maior atenção por parte da escola pesquisada.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO brincar na educação infantil e a mediação pedagógicaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-06-28T21:30:35Z-
dc.date.available2016-06-28T21:30:35Z-
dc.date.issued2016-06-28T21:30:35Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/13454-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.subjectEducaçãoen
dc.subjectEducação de criançasen
dc.subjectAtividades lúdicasen
dc.subjectMediação pedagógicaen
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