Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11806
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_FernandodaCruzMendes.pdf332,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Nota legal : apresentação e resultado
Autor(es): Mendes, Fernando da Cruz
Orientador(es): França, José Antônio de
Assunto: Arrecadação de tributos
Programas de concessão de crédito
Programa Nota Legal (Distrito Federal)
Data de apresentação: 25-Jun-2014
Data de publicação: 3-Fev-2016
Referência: MENDES, Fernando da Cruz. Nota legal: apresentação e resultado. 2014. viii, 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho evidencia e traz, para discussão, os resultados obtidos em pesquisa com vinte e dois Estados a respeito da arrecadação de ICMS de entes que participam de Programas de Concessão de Crédito e Premiações e os que não o aplicam. A pesquisa foi realizada por meio de busca bibliográfica nos Sites das Secretarias de Fazenda e Portais de Transparência de cada Ente Federado no período de 2009 a 2013, com o objetivo deanalisar o comportamento da arrecadação do ICMS dos Estados que concederam incentivo e ou crédito para aumentar a arrecadação e comparar com aqueles que não o fizeram. A metodologia utilizada consiste na aplicação da análise da variância (ANOVA), por meio do teste de médias. Os resultados sinalizaram que não é possível afirmar que os Estados que instituíram Programas de Concessão de Crédito/Premiações obtiveram níveis de arrecadação do ICMS maior do que os Estados que não instituíram programa para tal finalidade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons