Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11651
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LorraneFernandesdeSena.pdf400,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A imunidade de jurisdição do estado e o direito internacional de reparação do indivíduo diante de graves violações aos Direitos Humanos : uma perspectiva a partir do caso Alemanha vs. Itália perante a Corte Internacional de Justiça
Autor(es): Sena, Lorrane Fernandes de
Orientador(es): Farias, Inez Lopes Matos Carneiro de
Assunto: Imunidade de jurisdição
Direito internacional público
Corte Internacional de Justiça
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 15-Jan-2016
Referência: SENA, Lorrane Fernandes de. A imunidade de jurisdição do estado e o direito internacional de reparação do indivíduo diante de graves violações aos Direitos Humanos: uma perspectiva a partir do caso Alemanha vs. Itália perante a Corte Internacional de Justiça. 2015. 66 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O escopo do presente trabalho foi analisar a aplicabilidade da imunidade de jurisdição do Estado e sua relação com os direitos individuais de reparação por graves danos aos Direitos Humanos. À luz do caso Alemanha vs. Itália tendo a Grécia como terceiro interventor perante a Corte Internacional de Justiça - um caso internacional envolvendo a disputa entre o direito à imunidade de jurisdição e a preservação dos direitos indenizatórios decorrentes de violações aos Direitos Humanos – investigou-se a efetividade dos Direitos Humanos, bem como o papel da imunidade de jurisdição do Estado em sua transição entre os modelos paradigmáticos do Direito Internacional Público. Nesta dicotomia acerca da prevalência jurídica, o jus cogens - normas imperativas do direito internacional – trouxeram o caminho para a resposta a estes dilemas jurídicos da modernidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2015.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons