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Título: Análise de textos produzidos por educandos do 4° ano da Escola do Campo Severiano Vieira da Silva
Autor(es): Costa, Iduina Nunes Da
Orientador(es): Mané, Djiby
Assunto: Análise linguística
Educação do campo
Ortografia e silabação
Letramento
Data de apresentação: 11-Dez-2014
Data de publicação: 19-Mar-2015
Referência: COSTA, Iduina Nunes Da. Análise de textos produzidos por educandos do 4° ano da Escola do Campo Severiano Vieira da Silva. 2014. 62 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2014.
Resumo: O presente trabalho faz uma análise de textos produzidos por alunos do 4ª ano, da Escola do Campo Severiano Vieira da Silva do Município de Jangada – MT, para averiguar as interferências da fala na escrita. Para fundamentar essa análise, foram aplicados questionários a alunos, professores e supervisor da escola. No que diz respeito à metodologia da pesquisa, usamos a qualitativa de cunho etnográfico. Foram utilizados recursos como dados escritos, observações e entrevistas que deram autenticidade aos registros coletados em campo. Já para a fundamentação teórica, recorremos a estudiosos e teóricos como Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Caldart (2000), Morais (2002; 2003), Travaglia (2009), entre outros. Assim, espera-se que esse trabalho possa contribuir de alguma forma com a prática educativa, já que ele mesmo é uma reflexão de uma dada prática – no processo de ensino-aprendizagem na fase do letramento, sobretudo no que diz respeito à ortografia.
Abstract: This study is an analysis of texts written by students of 4th year of the School Field Severiano Vieira da Silva in the city of Jangada - MT, to investigate the interference of speech in writing. To support this analysis included questionnaires to students, teachers and school supervisor. With regard to the methodology of research, we use qualitative ethnographic. Resources were used as written data, views and interviews that gave authenticity to the records collected in the field. As for the theoretical background, we turn to scholars and theorists like Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Caldart (2000), Mitchell (2002; 2003), Travaglia (2009), among others. Thus, it is expected that this work can contribute in some way with the educational practice, since he himself is a reflection of a given practice - in the teaching-learning process in literacy phase, particularly with regard to orthography.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2014.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



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