Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9979
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_IduinaNunesDaCosta.pdf610,28 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMané, Djiby-
dc.contributor.authorCosta, Iduina Nunes Da-
dc.identifier.citationCOSTA, Iduina Nunes Da. Análise de textos produzidos por educandos do 4° ano da Escola do Campo Severiano Vieira da Silva. 2014. 62 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2014.en
dc.description.abstractO presente trabalho faz uma análise de textos produzidos por alunos do 4ª ano, da Escola do Campo Severiano Vieira da Silva do Município de Jangada – MT, para averiguar as interferências da fala na escrita. Para fundamentar essa análise, foram aplicados questionários a alunos, professores e supervisor da escola. No que diz respeito à metodologia da pesquisa, usamos a qualitativa de cunho etnográfico. Foram utilizados recursos como dados escritos, observações e entrevistas que deram autenticidade aos registros coletados em campo. Já para a fundamentação teórica, recorremos a estudiosos e teóricos como Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Caldart (2000), Morais (2002; 2003), Travaglia (2009), entre outros. Assim, espera-se que esse trabalho possa contribuir de alguma forma com a prática educativa, já que ele mesmo é uma reflexão de uma dada prática – no processo de ensino-aprendizagem na fase do letramento, sobretudo no que diz respeito à ortografia.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAnálise linguísticaen
dc.subject.keywordEducação do campoen
dc.subject.keywordOrtografia e silabaçãoen
dc.subject.keywordLetramentoen
dc.titleAnálise de textos produzidos por educandos do 4° ano da Escola do Campo Severiano Vieira da Silvaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-03-19T12:34:06Z-
dc.date.available2015-03-19T12:34:06Z-
dc.date.issued2015-03-19T12:34:06Z-
dc.date.submitted2014-12-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9979-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This study is an analysis of texts written by students of 4th year of the School Field Severiano Vieira da Silva in the city of Jangada - MT, to investigate the interference of speech in writing. To support this analysis included questionnaires to students, teachers and school supervisor. With regard to the methodology of research, we use qualitative ethnographic. Resources were used as written data, views and interviews that gave authenticity to the records collected in the field. As for the theoretical background, we turn to scholars and theorists like Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Caldart (2000), Mitchell (2002; 2003), Travaglia (2009), among others. Thus, it is expected that this work can contribute in some way with the educational practice, since he himself is a reflection of a given practice - in the teaching-learning process in literacy phase, particularly with regard to orthography.-
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons