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Título: Contribuição do acesso ao crédito para autonomia das mulheres do campo : um estudo de caso a partir das estudantes da Licenciatura em Educação do Campo- LEDOC/ UnB
Autor(es): Parkutz, Sandra Mateia
Orientador(es): Rocha, Eliene Novaes
Assunto: Crédito rural
Educação do campo
Mulheres do campo
Data de apresentação: 15-Dez-2014
Data de publicação: 19-Mar-2015
Referência: PARKUTZ, Sandra Mateia. Contribuição do acesso ao crédito para autonomia das mulheres do campo: um estudo de caso a partir das estudantes da Licenciatura em Educação do Campo- LEDOC/ UnB. 2014. 69 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: Relações de dependência e independência das mulheres a partir da posse da terra, tendo a educação como alternativa para a superação das desigualdades. Com o objetivo de analisar a repercussão do acesso ao crédito rural e da formação superior no cotidiano das mulheres. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionário semi estruturados, observação do cotidiano e referências. Embasados em autores como Mészáros (2005), Campos (2011), Barbosa (2012) entre outros. Houveram mudanças significativas na realidade das mulheres que possibilitaram maior conforto para os familiares,gerando melhorias financeiras e capacitação profissional a partir do acesso ao crédito rural e a formação universitária na Licenciatura em Educação do Campo promoveram mudanças na maneira de olhar a realidade na qual estão inseridas. Despertando para transformações sociais do e no campo. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work intend to rescue briefly the Brazilian rural credit and the repercussion about the peasant families with a special looking about this question, bringing up the invisibility of female work at the private sphere. Dependence relationships and independence relationships of the women since the land possession, having the education as an option to overcome the inequalities.In order to analyze the repercussion of the rural credit access and the college degree in the women's daily routine. The data was taken through the application of the semi structured questionnaires, watching the daily life and the bibliographic references. Grounded in authors like Mészáros (2005), Campos (2011), Barbosa (2012), and many others. . There have been significant changes in the reality of the women who allowed greater comfort for the relatives, generating financial improvements and job training from the rural credit and access to university education in degree in the Education Field have promoted changes in way of looking at the reality in which they are inserted. Awakening to social transformations and in the field.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2014.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



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