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Título: Visitação escolar ao Palácio do Planalto : cidadania e turismo cívico
Autor(es): Pinto, Cesar Augusto Serena
Orientador(es): Lestinge, Sandra Regina
Souza, Luís Henrique de
Assunto: Turismo cívico
Cidadania
Data de apresentação: 27-Jul-2009
Data de publicação: 29-Jun-2010
Referência: PINTO, Cesar Augusto Serena. Visitação escolar ao Palácio do Planalto: cidadana e turismo cívico. 2009. 60 f. Monografia (Especialização em Formação de Professores e Pesquisadores em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O turismo pode ser compreendido também como uma atividade que propicia a aprendizagem, e assim serve de instrumento para o cidadão na medida em que proporciona o resgate de conceitos que estão difusos na sociedade, como o de civismo. Nesse sentido, este trabalho teve como foco investigar a visitação ao Palácio do Planalto, realizada por escolas do Distrito Federal como um possível mecanismo para alavancar o Turismo Cívico, e, dessa forma, corresponder à expectativa de injeção de recursos financeiros no local receptor. Percebeu-se que esta atividade constituiu objeto de interesse crescente, tanto por parte do público em geral como das escolas públicas e particulares, às quais a Coordenação de Relações Públicas do Palácio do Planalto (COREP) dá apoio integral ao organizar um programa com iniciativas que favorecem a comunicação sobre fatos atrelados ao exercício da cidadania.
Abstract: The Tourism is understood as an activity that facilitates learning. Specifically, this activity can serve as an instrument for the exercise of citizenship and contribute, through the knowledge which it provides, for the development of concepts and notions, for example, a new concept of citizenship. Thus, this paper focused on the visitation of the Palácio do Planalto by schools in the Distrito Federal as a mechanism that can be transformed into Civic Tourism, if it was extended to schools in other units of the federation of the country, so it correspond to the basic concept of tourism, which is the injection of financial resources at the receiving site. The visit to the Palácio do Planalto has a crescent interest by both the general public as the public and private schools, which the Coordenação de Relações Públicas do Palácio do Planalto (COREP) gives full support. The goal of this paper is to present the program of public visitation at the Palácio do Planalto, as an initiative that promotes the exercise of citizenship and can be extended to schools in other federal units in Brazil, in order to promote Civic Tourism in Brasília.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.996
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