Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9946
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AlexDePaula.pdf471,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Que conhecimentos são necessários para atuar como professor em escolas livres de música? : um estudo em duas escolas de Governador Valadares - MG
Autor(es): Paula, Alex de
Orientador(es): Fialho, Vania Malagutti
Assunto: Música - instrução e estudo
Instrumentos musicais
Professores de música
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 16-Mar-2015
Referência: PAULA, Alex de. Que conhecimentos são necessários para atuar como professor em escolas livres de música?: um estudo em duas escolas de Governador Valadares - MG. 2014. 43 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2014.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar quais são os conhecimentos e domínios exigidos pelas escolas livres de música de Governador Valadares/MG para a seleção do corpo docente. Nesse sentido, busquei identificar qual o perfil de professor que as escolas livres de música de Governador Valadares/MG exigem, e quais as estratégias que utilizam para selecioná-los. Para isso, desenvolvi um estudo em duas escolas livres de música: Escola Vida Harmônica e Escola Ritmhar, são tradicionais na cidade, com mais de uma década de atividades. As escolas atendem à uma vasta faixa etária (de crianças à 3ª idade) e oferecem cursos de variados instrumentos como: piano, canto, teclado, violino, violão e outros. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas e os resultados apontam que para atuar como professor de música em escolas livres é necessário: ter conhecimentos teóricos e práticos em música, ter autonomia profissional, saber relacionar-se com o outro, e ser responsável e comprometido com a profissão. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aimed to investigate what the knowledge are required by the free music schools of Governador Valadares/MG for selecting of the faculty. This way, I try to identify which teacher’s profile that the free music schools of Governador Valadares require, and what strategies they use to select them. For this, I developed a study in two free music schools. Harmonious Life School and Ritmbar School, are traditional in this city, with more than a decade of activity. These schools attend to a wide range of ages (from children to seniors) and offer courses of several instruments like: piano, singing, keyboard, violin, guitar and others. The data was collected from interviews semi structured and the results pointed that to act as a music teacher in free schools it’s necessary: having theoretical knowledge and practical in music; having professional autonomy; knowing relate to others and being responsible and committed to the profession.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons