Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar quais são os conhecimentos e domínios exigidos pelas escolas livres de música de Governador Valadares/MG para a seleção do corpo docente. Nesse sentido, busquei identificar qual o perfil de professor que as escolas livres de música de Governador Valadares/MG exigem, e quais as estratégias que utilizam para selecioná-los. Para isso, desenvolvi um estudo em duas escolas livres de música: Escola Vida Harmônica e Escola Ritmhar, são tradicionais na cidade, com mais de uma década de atividades. As escolas atendem à uma vasta faixa etária (de crianças à 3ª idade) e oferecem cursos de variados instrumentos como: piano, canto, teclado, violino, violão e outros. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas e os resultados apontam que para atuar como professor de música em escolas livres é necessário: ter conhecimentos teóricos e práticos em música, ter autonomia profissional, saber relacionar-se com o outro, e ser responsável e comprometido com a profissão. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This research aimed to investigate what the knowledge are required by the free music schools of Governador Valadares/MG for selecting of the faculty. This way, I try to identify which teacher’s profile that the free music schools of Governador Valadares require, and what strategies they use to select them. For this, I developed a study in two free music schools. Harmonious Life School and Ritmbar School, are traditional in this city, with more than a decade of activity. These schools attend to a wide range of ages (from children to seniors) and offer courses of several instruments like: piano, singing, keyboard, violin, guitar and others. The data was collected from interviews semi structured and the results pointed that to act as a music teacher in free schools it’s necessary: having theoretical knowledge and practical in music; having professional autonomy; knowing relate to others and being responsible and committed to the profession. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014. |