Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fialho, Vania Malagutti | - |
dc.contributor.author | Paula, Alex de | - |
dc.identifier.citation | PAULA, Alex de. Que conhecimentos são necessários para atuar como professor em escolas livres de música?: um estudo em duas escolas de Governador Valadares - MG. 2014. 43 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014. | en |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo investigar quais são os conhecimentos e domínios exigidos pelas escolas livres de música de Governador Valadares/MG para a seleção do corpo docente. Nesse sentido, busquei identificar qual o perfil de professor que as escolas livres de música de Governador Valadares/MG exigem, e quais as estratégias que utilizam para selecioná-los. Para isso, desenvolvi um estudo em duas escolas livres de música: Escola Vida Harmônica e Escola Ritmhar, são tradicionais na cidade, com mais de uma década de atividades. As escolas atendem à uma vasta faixa etária (de crianças à 3ª idade) e oferecem cursos de variados instrumentos como: piano, canto, teclado, violino, violão e outros. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas e os resultados apontam que para atuar como professor de música em escolas livres é necessário: ter conhecimentos teóricos e práticos em música, ter autonomia profissional, saber relacionar-se com o outro, e ser responsável e comprometido com a profissão. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | This research aimed to investigate what the knowledge are required by the free music schools of Governador Valadares/MG for selecting of the faculty. This way, I try to identify which teacher’s profile that the free music schools of Governador Valadares require, and what strategies they use to select them. For this, I developed a study in two free music schools. Harmonious Life School and Ritmbar School, are traditional in this city, with more than a decade of activity. These schools attend to a wide range of ages (from children to seniors) and offer courses of several instruments like: piano, singing, keyboard, violin, guitar and others. The data was collected from interviews semi structured and the results pointed that to act as a music teacher in free schools it’s necessary: having theoretical knowledge and practical in music; having professional autonomy; knowing relate to others and being responsible and committed to the profession. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Música - instrução e estudo | en |
dc.subject.keyword | Instrumentos musicais | en |
dc.subject.keyword | Professores de música | en |
dc.title | Que conhecimentos são necessários para atuar como professor em escolas livres de música? : um estudo em duas escolas de Governador Valadares - MG | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2015-03-16T11:45:25Z | - |
dc.date.available | 2015-03-16T11:45:25Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-16T11:45:25Z | - |
dc.date.submitted | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/9946 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Música
|