Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9926
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_EnnerJeffersonDiasPereira.pdf539,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Oficina de violão no programa mais educação : o envolvimento de três alunos de uma escola regular de Ipatinga-MG
Autor(es): Pereira, Enner Jefferson Dias
Orientador(es): Vilela, Cassiana Zamith
Assunto: Violão - instrução e estudo
Música - instrução e estudo
Programa Mais Educação
Data de apresentação: 19-Nov-2014
Data de publicação: 12-Mar-2015
Referência: PEREIRA, Enner Jefferson Dias. Oficina de violão no programa mais educação: o envolvimento de três alunos de uma escola regular de Ipatinga-MG. 2014. 37 f. Monografia (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2014.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar o envolvimento dos alunos nas oficinas de violão do programa Mais Educação de uma escola regular de Ipatinga MG. Os objetivos específicos foram: conhecer as experiências prévias dos alunos com a música e o violão; compreender as percepções dos alunos com relação as suas vivências na oficina de violão; analisar como as vivências na oficina interferem na relação do aluno com a música. O trabalho foca no ensino em um contexto coletivo, abordando a motivação para aprender música. A revisão bibliográfica traz autores como Vilela, (2009); Condessa (2011); Tourinho (2002); Santos (2008); Issacaba (2010) e Rodrigues (2007). A pesquisa teve uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, com enfoque indutivo, sendo que os dados foram obtidos através de entrevista semi-estruturada. Através da análise dos dados concluí que as experiências prévias foram importantes para que os alunos entrevistados mantivessem uma relação profícua dentro da oficina. Foi possível perceber que os alunos não demonstravam priorizar o grupo, mas realizavam as atividades de forma entusiasmada, demonstrando interesse na oficina, o que justifica o envolvimento dos mesmos. Os alunos demonstram preferir as aulas coletivas na atual conjuntura, mas expressam o desejo de no futuro poderem ter aulas individuais.
Abstract: The present study aimed to investigate the involvement of students in guitar´s workshop of the project Mais Educação from a regular school in Ipatinga MG. It also aimed to know the students' previous experiences with music and guitar; Understand the perceptions of students regarding their experiences in the guitar´s workshop; Analyze how the experience in the workshop affect the relationship of the student with the music. The work focuses on teaching musical learning in the collective context, addressing superficially the motivation. To support the work that I performed I did a literature review using as main authors Vilela (2009); Countess (2011); Tourinho (2002); Santos (2008); Issacaba (2010); Rodrigues (2007). The research had a qualitative approach of descriptive character with inductive focus. Data were collected through semi-structured interviews. Through data analysis and in dialogue with theoretical reference concluded that previous experiences were important for students to maintain a fruitful relationship respondents within the workshop. I also noticed that students did not demonstrate prioritize the group, but performed the activities enthusiastically, showing interest in the workshop, which justifies their own involvement with the activity. Students who may have an intrinsic motivation demonstrate preferences for group lessons at this point, but the desire of having individualized lessons in the future.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons