Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9918
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GustavoDosSantosFreitas.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A ortodoxia e seu inverso : a religião na formação de relações e afinidades em Brasília
Autor(es): Freitas, Gustavo dos Santos
Orientador(es): Cayón Durán, Luis Abraham
Assunto: Identidade religiosa
Igrejas ortodoxas
Data de apresentação: 5-Dez-2014
Data de publicação: 12-Mar-2015
Referência: FREITAS, Gustavo dos Santos. A ortodoxia e seu inverso: a religião na formação de relações e afinidades em Brasília. 2014. 68 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta dissertação é resultado do exercício etnográfico desenvolvido no período entre o segundo semestre de 2013 e o início do segundo semestre de 2014. O tema deste estudo é a representação de identidades presentes na fé cristã e a maneira como os crentes constroem sua identidade individual e suas afinidades ao se relacionar com sua própria religião e tradições nacionais e com as pessoas de outras denominações. A comparação entre ortodoxos, católicos e outras denominações não vinculadas a uma igreja específica proporciona uma visão interessante dessas construções e reproduções de identidade. Escolhi como local de pesquisa inicial a Comunidade Grega Ortodoxa localizada na quadra 910 Norte, a partir da qual passei a freqüentar muitos outros locais ao acompanhar as pessoas com quem conversava, com os interlocutores que, com toda paciência e gentileza, me permitiram registrar suas falas sempre que possível e me ajudaram a construir este trabalho. Essas localidades nas quais a maioria das conversas aconteceu variaram muito, de acordo com a rotina de meus interlocutores, indo desde restaurantes ao longo da via W3 Norte até o Aeroporto Internacional de Brasília. As reflexões foram baseadas nas gravações das conversas e na construção de uma narrativa a respeito da visão de mundo das pessoas com quem conversei. Alguns trechos de meus diários são acompanhados de seleções dos textos resultantes da degravação das conversas, apresentando as situações vividas, a partir das quais a teoria e a análise são desenvolvidas e aplicadas. As comparações feitas por fiéis entre as igrejas e a exaltação de qualidades atribuídas à sua própria, a afirmação constante de originalidade, de se ter a tradição mais “limpa”, mais “pura” etc., são facilmente observáveis nos mais diversos tipos de igreja, baseados nos mais diversos argumentos históricos, políticos, dogmáticos e teológicos. Decidi, por esta razão, mirar meu foco no que há de único na igreja específica que pesquisei, sem abordar essas características como sendo universais da Ortodoxia em todo canto, mas limitando minha janela de observação à comunidade em Brasília e ao que me era mostrado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons