Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9838
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_TomasImbroisiMartins.pdf339,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As desonerações do IPI realizadas pelo governo federal desde a crise de 2008 : análise do Recurso Extraordinário 705.423/SE
Autor(es): Martins, Tomás Imbroisi
Orientador(es): Borges, Antônio de Moura
Assunto: Imposto sobre produtos industrializados
Impostos - arrecadação
Relações tributárias intergovernamentais
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 6-Mar-2015
Referência: MARTINS, Tomás Imbroisi. As desonerações do IPI realizadas pelo governo federal desde a crise de 2008: análise do Recurso Extraordinário 705.423/SE. 2014. 58 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A intervenção do Estado na economia, como cediço, é sempre uma tarefa delicada e que envolve inúmeros preceitos constitucionalmente previstos. Com a crise econômica mundial de 2008, o Brasil adotou medidas fiscais de intervenção na Ordem Econômica, a fim de minimizar os impactos sofridos pelo mercado interno. As políticas praticadas pelo Governo Federal basearam-se, principalmente, em desonerações sobre alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados, em virtude de sua função extrafiscal do referido imposto. Contudo, por parcela do produto da arrecadação do IPI ser destinada aos Municípios, por intermédio do Fundo de Participação dos Municípios, esses entes subnacionais tiveram parte de sua autonomia financeira abalada, um dos pilares do federalismo fiscal cooperativo da Carta Magna. Este trabalho analisa a constitucionalidade das medidas desonerativas realizadas pelo Governo Federal à luz das razões trazidas pelo Recurso Extraordinário nº 705.423/SE, o primeiro a ter a repercussão geral reconhecida pelo Supremo Tributal Federal.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2014.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons