Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9797
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DavidChristianVianaLeite.pdf693,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Termos e fraseado de especialidade como unidades de tradução : a fotografia em foco
Autor(es): Leite, David Christian Viana
Orientador(es): Magalhães, Gleiton Malta
Assunto: Unidades de tradução
Tradução especializada
Tradução espanhol - português
Fotografia
Data de apresentação: 27-Nov-2014
Data de publicação: 4-Mar-2015
Referência: LEITE, David Christian Viana. Termos e fraseado de especialidade como unidades de tradução: a fotografia em foco. 2014. 74 f. il. Monografia (Bacharelado em Letras - Tradução - Espanhol)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho se insere dentro do campo disciplinar dos Estudos Descritivos da Tradução (EDT) orientado ao produto. Possui como objetivo principal o empreendimento de uma análise de itens da terminologia da área da fotografia como Unidades de Tradução (UT). Este estudo foi motivado, principalmente, pela inópia de trabalhos acadêmicos que versem sobre a tradução fotográfica no par linguístico espanhol-português, além da reflexão e análise teórica dos mesmos. Dividiu-se o texto fonte (TF) em UT com vistas a facilitar e restringir a identificação, delimitação e tradução das unidades terminológicas de tradução. Em momento posterior à análise lexical do TF e intensa consulta e apoderação terminológica, uma proposta de tradução foi elaborada em consonância com a terminologia e a linguagem de especialidade usadas na área. Concluímos que, como aventado por Alves (2011), as UT são composições textuais dinâmicas. Entretanto, partindo dos postulados de classificação textual e de terminologia e linguagem de especialidade propostos, respectivamente, por Oliveira (in MARTELOTTA, 2008) e Cabré (1995), as UT estão submetidas e limitadas a e por elementos de categoria macro. Como resultado, procedemos à elaboração de uma proposta de tradução baseada na análise das UT correlacionadas com elementos situacionais, contextuais e macrocontextuais, e com mesma função para a cadeia de sentido do texto, de acordo com Nord (1998). _____________________________________________________________________________ RESUMEN
El presente trabajo está inserto en el campo de los Estudios Descriptivos de la Traducción (EDT) orientado al producto. Tiene como objetivo principal El análisis de ítems de la terminología del área de la fotografía como Unidades de Traducción (UT). Este estudio se motivó, principalmente, por la inopia de trabajos académicos que versen acerca de la traducción fotográfica en el par lingüístico español-portugués, además de la reflexión y del análisis teórico de la misma. Se há dividido el texto fuente (TF) en UT con miras a facilitar y restringir la identificación, delimitación y traducción de las unidades terminológicas de traducción. En momento posterior al análisis lexical del TF e intensa consulta y conocimiento terminológico, se elaboró una propuesta de traducción en consonancia con la terminología y El lenguaje de especialidad utilizados en el área. Concluimos que, como defendido por Alves (2011), las UT son composiciones textuales dinámicas. Sin embargo, si se parte de los postulados de clasificación textual y de terminología y de lenguaje especialidad propuestos, respectivamente, por Oliveira (in MARTELOTTA, 2008) y Cabré (1995), las UT están sometidas y limitadas a y por elementos de categoria macro. Como resultado, elaboramos una propuesta de traducción basada en El análisis de las UT correlacionadas com elementos situacionales, contextuales y macro contextuales, e con la misma función para la cadena de sentido del texto, de acuerdo con Nord (1998).
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Curso de Letras - Tradução Espanhol, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Tradução - Espanhol



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons