Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9792
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AndreiaLiviaDeJesusLeao.pdf156,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Revisão e reescrita de textos a partir do gênero textual resenha crítica : uma experiência com professores
Autor(es): Leão, Andreia Lívia de Jesus
Orientador(es): Ribeiro, Ormezinda Maria
Assunto: Análise do discurso literário
Produção textual
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 3-Mar-2015
Referência: LEÃO, Andreia Lívia de Jesus. Revisão e reescrita de textos a partir do gênero textual resenha crítica: uma experiência com professores. 2014. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho busca apresentar uma proposta de intervenção pedagógica de revisão e reescrita de textos a partir do gênero textual resenha crítica, instrumetalizada por meio do curso de Leitura e produção de Textos Científicos (60hs) junto a um grupo de onze professores da educação básica, graduandos do curso de licenciatura em Artes-Teatro (PARFOR) na Universidade Federal do Tocantins. Para tal intento, será realizada a análise do processo de planejamento, execução, revisão e reescrita da produção textual e individual de dois participantes e dos questionários semiestruturados respondidos por eles, após a conclusão do curso. A análise se pautará exclusivamente nas transformações realizadas pelos alunos na segunda versão da resenha crítica, após a intervenção docente sobre a adequação ao gênero resenha crítica e a presença do discurso argumentativo. Esse trabalho de pesquisa terá como principal referencial teórico Antunes (2003), Barroso (2005), Fiad e Mayrink-Sabinson (1991), Koch (2010) e Menegassi (2001). Por fim, serão apresentados os resultados do trabalho de revisão e reescrita das resenhas críticas e a verificação de que a proposta de intervenção docente tenha contribuído para o fortalecimento da posição crítico-reflexiva dos graduandos e o interesse deles na apropriação da reescrita como procedimento inerente ao processo de produção textual.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons