Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9735
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MarcelaRosalMaseraAlmeida.pdf689,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contribuição do controle externo para as políticas públicas : influência das auditorias operacionais no ProUni
Autor(es): Almeida, Marcela Rosal Masera
Orientador(es): Souza, Fábio Jacinto Barreto de
Assunto: Auditoria
Programa Universidade para Todos (PROUNI)
Data de apresentação: 2-Dez-2014
Data de publicação: 24-Fev-2015
Referência: ALMEIDA, Marcela Rosal Masera. Contribuição do controle externo para as políticas públicas: influência das auditorias operacionais no ProUni. 2014. 58 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O Tribunal de Contas da União - TCU tem competência constitucional para realizar auditorias operacionais. No Brasil elas são consideradas auditorias de desempenho e segundo o TCU têm como objetivo realizar o exame independente e objetivo da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de promover o aperfeiçoamento da gestão pública. O objetivo desse trabalho foi, a partir de um estudo de caso da auditoria realizada pelo TCU sobre o ProUni - Programa Universidade para Todos, verificar se essas auditorias, de fato, geram mudanças positivas nas políticas públicas. Tratou-se de uma pesquisa descritiva qualitativa, que contou com análise documental e entrevista com funcionários do TCU e do Ministério da Educação - MEC. Percebeu-se na pesquisa que essas auditorias tiveram influência positiva para o aperfeiçoamento do programa, uma vez que, além de gerar mudanças diretas, possibilitam a oferta de informações sobre a situação do ProUni para que os próprios gestores realizem melhorias.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons