Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9734
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MarioDosSantosMoraisValverdeNeto.pdf375,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A Teoria dos Sistemas Sociais de Niklas Luhmann como forma de avaliação da etapa de formulação de um programa governamental
Autor(es): Valverde Neto, Mário dos Santos Morais
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Sistemas sociais
Agricultura familiar
Políticas públicas
Data de apresentação: 8-Dez-2014
Data de publicação: 24-Fev-2015
Referência: VALVERDE NETO, Mário dos Santos Morais. A Teoria dos Sistemas Sociais de Niklas Luhmann como forma de avaliação da etapa de formulação de um programa governamental. 2014. 30 f. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Trata-se de estudo sobre a efetividade de conceitos da Teoria dos Sistemas Sociais de Niklas Luhmann para compreensão do surgimento de uma política pública voltada aos Agricultores Familiares, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). O objetivo foi compreender a formulação da política à luz dos conceitos de sistemas fechados, autopoiesis, encerramento operativo, feedback e acoplamentos estruturais. Como método de análise, seguiu-se a matriz epistemológica proposta por Florentino (2006). Foi realizado um estudo descritivo e explicativo, tendo como fonte informações disponíveis pela pesquisa bibliográfica. No caso da política estudada, a explicação para as mudanças no perfil de financiamento da agroindústria para inclusão da agricultura familiar ocorreu em razão do acoplamento estrutural estabelecido entre o Estado e o Sistema Financeiro, com vistas à modificação das operações bancárias visando à inclusão dos produtores familiares. Esse acoplamento foi materializado no Decreto de criação do PRONAF. Os fatores apontados para este acoplamento foram a mobilização social e o estudo da Food and Agriculture Organization em conjunto com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Os conceitos mostraram se efetivos para entender os processos gerais da política.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons