Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9732
Título: | Arte e ensino de ciências : a trama da complexidade |
Autor(es): | Lucena, Tiago Guimarães Silva |
Orientador(es): | Correia, Paulo Petronilio |
Assunto: | Interdisciplinaridade - arte/ciências Química - estudo e ensino Interação - arte/ciências |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 23-Fev-2015 |
Referência: | LUCENA, Tiago Guimarães Silva. Arte e ensino de ciências: a trama da complexidade. 2013. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013. |
Resumo: | Propõe-se aproximar e estabelecer as principais zonas de vizinhanças e indiscernibilidades entre a Arte e a Ciência. A partir da noção de complexidade em Edgar Morin pensa-se a arte-educação como uma das formas de diálogo interdisciplinar em que a experiência do educador se fundamenta na tecitura da trama estética e artística. Pega-se nas mãos de John Dewey para experimentar o ensinar-aprender a partir do ato artístico-científico. Desse modo, objetiva-se mapear o Ensino de Ciências a partir da interdisciplinaridade aonde chegará um tempo em que Arte e Ciência dão as mãos abalando com todos os paradigmas e verdades. Espera-se com isso despertar para uma vida nova na educação e no ensino em que o professor possa ter a liberdade de inventar e reinventar a vida através da própria experiência como arte-educadora. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2013. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons