Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9716
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JessicaRawanaCostaLemos.pdf319,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A temática ambiental nos livros didáticos de ciências do nono ano do Ensino Fundamental na abordagem CTSA
Autor(es): Lemos, Jéssica Rawana Costa
Orientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Ciências (Ensino fundamental)
Química - estudo e ensino
Livros didáticos
Data de apresentação: Dez-2014
Data de publicação: 23-Fev-2015
Referência: LEMOS, Jéssica Rawana Costa. A temática ambiental nos livros didáticos de ciências do nono ano do Ensino Fundamental na abordagem CTSA. 2014. 16 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: A tendência atual no Ensino de Ciências, de acordo com o PCN, é formar um cidadão capaz de ter posturas críticas e conscientes em relação ao seu cotidiano. Isso inclui relacionar e aplicar os conteúdos científicos em seu ambiente. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo analisar, nos livros didáticos de ciências do Nono Ano do Ensino Fundamental, se os conteúdos de química relacionados à temática ambiental apresentam o enfoque CTSA. Todos os livros se preocupam em desenvolver a perspectiva CTSA, no entanto, após a análise de dados, apenas um livro se mostra adequado para o ensino dos conteúdos de química sob foco CTSA no Ensino Fundamental. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The current trend in science education, in accordance with the PCNs, is to form a citizen capable of critical and conscious postures in relation to their daily lives. This includes relate and apply the scientific content in your environment. On this basis, this paper aims at analyzing, in science textbooks of the ninth Year of elementary school, if the chemistry content related to environmental-themed feature the CTSA approach. All the books bother to develop CTSA perspective; however, after analysis of data, only one book shows appropriate for the teaching of the chemical contents in focus in CTSA elementary school.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons