Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9716
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JessicaRawanaCostaLemos.pdf319,09 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRotta, Jeane Cristina Gomes-
dc.contributor.authorLemos, Jéssica Rawana Costa-
dc.identifier.citationLEMOS, Jéssica Rawana Costa. A temática ambiental nos livros didáticos de ciências do nono ano do Ensino Fundamental na abordagem CTSA. 2014. 16 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.en
dc.description.abstractA tendência atual no Ensino de Ciências, de acordo com o PCN, é formar um cidadão capaz de ter posturas críticas e conscientes em relação ao seu cotidiano. Isso inclui relacionar e aplicar os conteúdos científicos em seu ambiente. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo analisar, nos livros didáticos de ciências do Nono Ano do Ensino Fundamental, se os conteúdos de química relacionados à temática ambiental apresentam o enfoque CTSA. Todos os livros se preocupam em desenvolver a perspectiva CTSA, no entanto, após a análise de dados, apenas um livro se mostra adequado para o ensino dos conteúdos de química sob foco CTSA no Ensino Fundamental. _____________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe current trend in science education, in accordance with the PCNs, is to form a citizen capable of critical and conscious postures in relation to their daily lives. This includes relate and apply the scientific content in your environment. On this basis, this paper aims at analyzing, in science textbooks of the ninth Year of elementary school, if the chemistry content related to environmental-themed feature the CTSA approach. All the books bother to develop CTSA perspective; however, after analysis of data, only one book shows appropriate for the teaching of the chemical contents in focus in CTSA elementary school.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCiências (Ensino fundamental)en
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordLivros didáticosen
dc.titleA temática ambiental nos livros didáticos de ciências do nono ano do Ensino Fundamental na abordagem CTSAen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-02-23T12:54:40Z-
dc.date.available2015-02-23T12:54:40Z-
dc.date.issued2015-02-23T12:54:40Z-
dc.date.submitted2014-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9716-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons