Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9707
Título: | A educação física na educação infantil : a prática docente e o processo de desenvolvimento motor |
Autor(es): | Vilela, Lucileide Silva |
Orientador(es): | Santos, Janaína de Araújo Teixeira |
Assunto: | Educação física para crianças Professores de educação física Atividades lúdicas |
Data de apresentação: | 1-Dez-2014 |
Data de publicação: | 20-Fev-2015 |
Referência: | VILELA, Lucileide Silva. A educação física na educação infantil: a prática docente e o processo de desenvolvimento motor. 2014. 58 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Piritiba-BA, 2014. |
Resumo: | O estudo em questão tem como objetivo desvelar o problema aqui transcrito como: Como os professores da Educação Infantil percebem o processo de desenvolvimento motor e os seus benefícios para aprendizagem motora dos alunos? Nesse sentido objetivou descrever como os professores percebem o conteúdo psicomotor e sua aplicabilidade na pratica pedagógica para o desenvolvimento motor das crianças da Educação Infantil da escola Cecília Meireles Kids; Verificar como as aulas da educação infantil da escola Cecília Meireles Kids tem contribuído para o desenvolvimento motor; Avaliar como as atividades lúdicas da escola Cecília Meireles Kids vêm ou está contribuindo na aprendizagem motora dos alunos da educação infantil, Verificar junto aos docentes pedagogos sobre a importância das atividades motoras para o processo de desenvolvimento global e aprendizagem das crianças. Como metodologia foi inserida a pesquisa qualitativa, cujos dados foram provenientes da entrevista e de observação de professores que trabalham na Educação Infantil da rede privada de ensino. Conforme as informações foi possível compreender que em resposta ao problema e as questões levantadas a pesquisa mostrou que as docentes da supracitada instituição, apesar de perceberem que as atividades motoras são de fundamental importância para o aprendizado da criança, quando integrada à atividade escolar com objetivos pedagógicos, a partir do lúdico, jogos e brincadeiras, apresentam na prática atividades muito parecidas entre si, que já fazem parte do cotidiano das crianças. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons