Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9705
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_KelleMendesAraujo.pdf455,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As vivências lúdicas e os jogos na escola Cecília Meireles da cidade de Piritiba/BA : realidade e perspectivas
Autor(es): Araújo, Kelle Mendes
Orientador(es): Soares, José Manoel Montanha da Silveira
Assunto: Educação de crianças
Atividades lúdicas
Jogos educativos
Data de apresentação: 1-Dez-2014
Data de publicação: 20-Fev-2015
Referência: ARAÚJO, Kelle Mendes. As vivências lúdicas e os jogos na escola Cecília Meireles da cidade de Piritiba/BA: realidade e perspectivas. 2014. 53 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Piritiba-BA, 2014.
Resumo: Esta dissertação tem como tema as vivências lúdicas e os jogos na Escola Cecília Meireles da cidade de Piritiba/Ba: Realidade e Perspectivas. Tomando-se como referência a realidade da Educação Infantil nessa instituição da rede particular de ensino da cidade de Piritiba, esta pesquisa pretendeu reunir dados obtidos através de análise documental, aplicação de questionário e observações, para identificar como as professoras inserem os jogos e as brincadeiras no planejamento pedagógico, como são esses espaços e quais as principais atividades oferecidas, lembrando que esse estabelecimento de ensino não conta com profissionais habilitados em educação física para as turmas de Educação Infantil. Compreender a percepção das professoras a cerca das vivências lúdicas e os jogos como instrumentos pedagógico no planejamento das aulas e identificar algumas atividades realizadas na educação infantil podem mostrar a distância ou a aproximação entre a legislação que orienta o processo de ensino e aprendizagem e a prática do cotidiano no ambiente escolar. Os dados apontam que, as professoras, apesar de reconhecerem a importância dos jogos e das vivencias lúdicas dentro do contexto escolar e sua eficácia no processo pedagógico-metodológico proporcionando melhor aprendizagem aos alunos, apresentam uma prática um tanto distante da teoria apresentada nos instrumentos de pesquisa apresentados na coleta de dados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons