Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9705
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_KelleMendesAraujo.pdf455,08 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSoares, José Manoel Montanha da Silveira-
dc.contributor.authorAraújo, Kelle Mendes-
dc.identifier.citationARAÚJO, Kelle Mendes. As vivências lúdicas e os jogos na escola Cecília Meireles da cidade de Piritiba/BA: realidade e perspectivas. 2014. 53 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Piritiba-BA, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.en
dc.description.abstractEsta dissertação tem como tema as vivências lúdicas e os jogos na Escola Cecília Meireles da cidade de Piritiba/Ba: Realidade e Perspectivas. Tomando-se como referência a realidade da Educação Infantil nessa instituição da rede particular de ensino da cidade de Piritiba, esta pesquisa pretendeu reunir dados obtidos através de análise documental, aplicação de questionário e observações, para identificar como as professoras inserem os jogos e as brincadeiras no planejamento pedagógico, como são esses espaços e quais as principais atividades oferecidas, lembrando que esse estabelecimento de ensino não conta com profissionais habilitados em educação física para as turmas de Educação Infantil. Compreender a percepção das professoras a cerca das vivências lúdicas e os jogos como instrumentos pedagógico no planejamento das aulas e identificar algumas atividades realizadas na educação infantil podem mostrar a distância ou a aproximação entre a legislação que orienta o processo de ensino e aprendizagem e a prática do cotidiano no ambiente escolar. Os dados apontam que, as professoras, apesar de reconhecerem a importância dos jogos e das vivencias lúdicas dentro do contexto escolar e sua eficácia no processo pedagógico-metodológico proporcionando melhor aprendizagem aos alunos, apresentam uma prática um tanto distante da teoria apresentada nos instrumentos de pesquisa apresentados na coleta de dados.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordAtividades lúdicasen
dc.subject.keywordJogos educativosen
dc.titleAs vivências lúdicas e os jogos na escola Cecília Meireles da cidade de Piritiba/BA : realidade e perspectivasen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-02-20T10:35:03Z-
dc.date.available2015-02-20T10:35:03Z-
dc.date.issued2015-02-20T10:35:03Z-
dc.date.submitted2014-12-01-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9705-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons