Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9705
Título: | As vivências lúdicas e os jogos na escola Cecília Meireles da cidade de Piritiba/BA : realidade e perspectivas |
Autor(es): | Araújo, Kelle Mendes |
Orientador(es): | Soares, José Manoel Montanha da Silveira |
Assunto: | Educação de crianças Atividades lúdicas Jogos educativos |
Data de apresentação: | 1-Dez-2014 |
Data de publicação: | 20-Fev-2015 |
Referência: | ARAÚJO, Kelle Mendes. As vivências lúdicas e os jogos na escola Cecília Meireles da cidade de Piritiba/BA: realidade e perspectivas. 2014. 53 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Piritiba-BA, 2014. |
Resumo: | Esta dissertação tem como tema as vivências lúdicas e os jogos na Escola Cecília Meireles da cidade de Piritiba/Ba: Realidade e Perspectivas. Tomando-se como referência a realidade da Educação Infantil nessa instituição da rede particular de ensino da cidade de Piritiba, esta pesquisa pretendeu reunir dados obtidos através de análise documental, aplicação de questionário e observações, para identificar como as professoras inserem os jogos e as brincadeiras no planejamento pedagógico, como são esses espaços e quais as principais atividades oferecidas, lembrando que esse estabelecimento de ensino não conta com profissionais habilitados em educação física para as turmas de Educação Infantil. Compreender a percepção das professoras a cerca das vivências lúdicas e os jogos como instrumentos pedagógico no planejamento das aulas e identificar algumas atividades realizadas na educação infantil podem mostrar a distância ou a aproximação entre a legislação que orienta o processo de ensino e aprendizagem e a prática do cotidiano no ambiente escolar. Os dados apontam que, as professoras, apesar de reconhecerem a importância dos jogos e das vivencias lúdicas dentro do contexto escolar e sua eficácia no processo pedagógico-metodológico proporcionando melhor aprendizagem aos alunos, apresentam uma prática um tanto distante da teoria apresentada nos instrumentos de pesquisa apresentados na coleta de dados. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons